Hoje, te explicamos as principais estratégias utilizadas para aumentar o lucro no delivery reunidas em 4 ações que você pode começar a praticar imediatamente.
Como veremos, várias delas se aplicam não somente ao delivery, sendo boas estratégias também para aumentar o lucro do seu restaurante como um todo.
Mas, antes de começarmos, queremos elucidar exatamente o que chamamos de “lucro” e darmos uma noção do que é a “margem de lucro”.
Lucro é o valor que resta da quantia arrecadada em certo período após usá-la para cobrir os gastos da empresa nesse mesmo período. Então, se um restaurante faturou 5 mil reais em janeiro, por exemplo, mas gastou 3 mil, seu lucro em janeiro foi de 2 mil reais.
A margem de lucro, por sua vez, é um valor calculado a partir do lucro, de uma forma que detalharemos logo em seguida.
Mas o que podemos perceber desde já, e gostaríamos de assinalar aqui, é a importância de um bom controle financeiro e conhecimento dos seus gastos.
De fato, é essencial que você faça um acompanhamento rigoroso das entradas e saídas do seu caixa, tanto melhor quanto maior a sua frequência.
O ideal, inclusive, é que você faça esse balanço diariamente, registrando a movimentação financeira da empresa em seus mínimos detalhes.
Tal cuidado é o primeiro passo para quem quer garantir um aumento nos lucros.
Como calcular a margem de lucro?
Para saber se o seu negócio apresenta um retorno financeiro satisfatório, é preciso calcular a sua margem de lucro.
Digamos, então, que você venda um x-salada por 20 reais, sendo que o custo que você teve para produzi-lo foi de 15 reais.
Neste caso, você faturou 20 reais e subtrai 15 reais para cobrir seus gastos. Ao final, terão sobrado 5 reais, que representam o seu lucro.
A margem de lucro, porém, transforma esse valor do lucro em uma porcentagem. Então, se o seu lucro foi ¼ do que você faturou com o sanduíche, a sua margem foi de 25%. Mais uma vez: os 5 reais de lucro são 25% (ou ¼) dos 20 reais de faturamento.
Este cálculo, porém, foi sobre uma única venda de um único produto, quando o essencial é calcular sobre os gastos e faturamentos totais de cada mês.
Mas facilitamos ainda mais essa matemática toda!
Para fazer essa conta, há uma fórmula bem simples.
Primeiro, você reduz os custos do faturamento total para determinar o lucro: Faturamento — Custos = Lucro.
Depois, você obtém a margem de lucro dividindo o lucro pelo faturamento e multiplicando o resultado por 100. Assim:
(Lucro ÷ Faturamento) x 100 = Margem de Lucro.
Então, vamos retomar o exemplo em que um restaurante faturou 5 mil reais em janeiro, gastou 3 mil e lucrou, portanto, 2 mil.
Neste caso, temos:
(Lucro: 2 ÷ Faturamento: 5) x 100 = (2 ÷ 5) x 100 = (0,4) x 100 = 40%.
Ou seja, a margem de lucro desse restaurante em janeiro foi de 40%.
Finalmente, vale mencionar que há um certo consenso segundo o qual a margem de lucro ideal no comércio fica em torno de 15% a 20%.
No entanto, não se pode dizer que exista um limite mínimo ou máximo para esse valor.
Evidentemente, se ele for negativo, sua empresa terá prejuízos e estará “operando no vermelho”. Assim, cabe buscar onde está o fator que lhe causa essa margem negativa.
Seja como for, o que depreendemos disso tudo é que calcular a margem de lucro aumenta sua segurança e o controle sobre gastos e rendimentos.
Como aumentar o lucro do seu restaurante?
Basicamente, aumentar o lucro depende de ações que tornem seu comércio mais atraente e acessível para o público. Nesse sentido, os quesitos facilidade e comodidade têm um papel fundamental.
Recentemente, por conta das medidas de isolamento social em combate à Covid-19, houve uma explosão do e-commerce no Brasil. E isso tanto na demanda quanto na oferta.
Segundo pesquisas da VR Benefícios, 8 em cada 10 estabelecimentos no Brasil adotaram o delivery durante esse período e não pretendem abandoná-lo quando tudo acabar.
Diante desses fatos, vemos a necessidade de se destacar no meio digital e encontrar maneiras de lucrar mais no delivery para fazer seu restaurante crescer.
De qualquer forma, como já dissemos, as dicas que reunimos aqui se aplicam, em sua grande maioria, tanto à loja física quanto ao e-commerce.
Sendo assim, apresentamos agora as principais estratégias para aumentar o lucro no delivery e em seu comércio de um modo geral.
Para tanto, fizemos um levantamento das práticas mais comuns com essa finalidade e as organizamos em 5 atitudes fundamentais.
Confira-as:
1. Invista em divulgação e marketing
Começamos pelo básico: não há como aumentar os lucros sem aumentar o número de clientes ou o consumo dos clientes que você já tem.
Da mesma forma, não há como aumentar o número ou a reincidência dos clientes sem a aplicação de boas estratégias de marketing e divulgação.
Assim, você deve preocupar-se não só em se tornar visível para o público, mas em fazê-lo de uma forma que conquiste sua atenção e interesse.
Para isso, uma das melhores alternativas tem lugar justamente no meio digital, e consiste em garantir uma presença marcante do seu restaurante nas redes sociais.
Publicações frequentes e que gerem engajamento aumentam sua visibilidade e melhoram inclusive seu ranqueamento em pesquisas do Google.
Considerando-se que é nesse buscador que se inicia a maior parte dos processos de compras, você já compreende a importância dessa melhoria no ranqueamento.
Outra alternativa é a distribuição de panfletos, que tanto pode acontecer de forma física quanto, mais uma vez, em meios digitais.
2. Promova a fidelização de clientes
A maioria das estratégias para fidelização de clientes baseia-se em proporcionar a eles uma boa experiência de compras.
Isso inclui um atendimento excelente, além da qualidade dos produtos.
Nesse sentido, vale investir em treinamentos para que sua equipe execute o trabalho com o máximo de eficiência e da maneira mais humanizada possível.
A formação de vínculos entre o cliente e sua empresa depende de uma boa escuta, da análise dos feedbacks e atenção às necessidades do público.
Além disso, você pode criar programas de fidelidade ou sistemas de pontos que gerem brindes ou descontos para os seus clientes mais assíduos.
E por mais contraintuitivo que isso possa parecer, oferecer promoções, descontos ou isenções de taxas também são formas de aumentar o lucro no delivery. E isso porque, geralmente, essas ações acabam resultando em um aumento no volume de vendas.
Por fim, vale pensar também em fortalecer a sua identidade visual e caprichar nas embalagens customizadas. Tal recurso tem bastante influência na hora de fazer com que seu cliente decida voltar para novas compras.
A fidelização de clientes representa não só um aumento na receita pela reincidência de compras, mas também economia no custo de aquisição de novos clientes.
3. Aprenda alguns truques de cardápio
A princípio, os cuidados com o cardápio vão no mesmo sentido de atrair o cliente pelo recurso visual e eventuais facilidades no processo de escolha.
Dessa forma, é interessante pensar na possibilidade de utilizar um cardápio digital já na loja física.
Porém, uma vez que nosso foco é aumentar o lucro no delivery, separamos alguns truques que podem ser usados também em cardápios de e-commerce.
Então, sugerimos, por exemplo, que você invista em descrições bem detalhadas dos seus pratos, apelando para os sentidos dos clientes.
Nesse aspecto, não podem faltar adjetivos que definam o sabor, a procedência ou a forma de preparo dos alimentos.
Além disso, é bom que você não apresente opções demais, o que pode acabar gerando um desinteresse e, consequentemente, a desistência do cliente de comprar. Portanto, prefira um cardápio menor, com menos pratos.
Outra questão é em relação aos preços.
Devido à forma como os clientes se relacionam com os preços, a ordem ideal dos pratos no cardápio é do mais caro ao mais barato. E mais: não use o cifrão ($). Mesmo em valores baixos, ele pode acabar sendo um pouco desencorajador.
Dando continuidade, aconselhamos que você inclua boas fotos dos produtos. E quando falamos “boas fotos” é porque elas precisam ser realmente atraentes, além, claro, de serem fotografias dos seus próprios pratos.
Mas as principais estratégias, aqui, e que certamente o farão lucrar mais no delivery, são estas que apresentaremos a seguir.
4. Vendas cruzadas, upselling e escalonamento
Um bom exemplo de vendas cruzadas são os combos, muito praticados em redes de fast-food.
Elas acontecem quando o cliente seleciona um produto e você lhe oferece outro relacionado que pode interessá-lo.
Então, quando alguém pede um sanduíche, é uma ótima oportunidade para oferecer também um refrigerante e uma porção de fritas.
O upselling, por sua vez, significa oferecer melhorias em um prato. Por exemplo: se o cliente pede batatas fritas, você oferece fritas com bacon e cheddar.
Ambas as estratégias podem ser aplicadas no delivery com a inclusão de uma ou mais perguntas ao final da compra: “Quer incluir uma sobremesa?” ou então “Quer pedir com o dobro de queijo?”.
Tudo isso influencia o cliente a alterar o seu pedido para um de valor mais alto.
Já o escalonamento ou bracketing significa apresentar opções de tamanho para um mesmo prato cujos preços não variam de modo proporcional.
Assim, por exemplo, você pode oferecer a opção de meia porção para um prato em que o preço não é reduzido pela metade. O cliente, então, vê o preço mais baixo e pode achá-lo mais vantajoso, e assim você acaba lucrando com a escolha dele.
Normalmente, esta estratégia é utilizada ao contrário, quando um produto ganha uma versão em dobro sem necessariamente custar o dobro.
Na verdade, é o prato menor que tem um preço elevado, mas os clientes acabam tendo a sensação de ganhar mais por menos e optam pelo mais caro.
Assim, seu restaurante ganha nas 2 opções, vendendo um prato menor mais caro ou incentivando a compra do maior pelo impulso do cliente.
5. Prefira tecnologias de delivery próprio
Sob vários aspectos, esta é a melhor estratégia em nossa lista para aumentar o lucro no delivery.
Caso você ainda não saiba, as vantagens do delivery direto sobre os marketplaces como o iFood, Rappi, Uber Eats ou os disponíveis nas redes sociais são inúmeras.
A começar pela visibilidade, uma vez que o delivery direto corresponde a um site e/ou um aplicativo próprio para vendas na internet.
Enquanto os marketplaces colocam seu restaurante em meio a uma ampla concorrência, com poucos ou nenhum recurso para se destacar, o delivery direto representa autonomia.
Além disso, e principalmente, marketplaces podem custar até 30% do seu faturamento por conta das taxas cobradas sobre os pedidos.
E isso é demais!
Em contrapartida, uma plataforma de delivery próprio tem baixo custo e, em geral, não cobra nenhuma comissão sobre os pedidos!
Isso sem contar o fato de que, se um cliente baixa um aplicativo do seu restaurante, isso corresponde, de certa forma, a uma fidelização automática! Ou seja, é praticamente um combo de estratégias para lucrar mais no delivery.
Especialmente quando você reconhece que, ao contrário da sua participação em marketplaces, o site ou aplicativo próprio impactam diretamente em seu rankeamento no Google.
É vantagem sobre de vantagem!
Conclusão: A melhor maneira de aumentar o lucro no delivery
Agora você tem conhecimento suficiente sobre o que é o lucro e quais são as principais estratégias para amentá-lo no seu delivery.
Portanto, só lhe falta agora escolher uma boa plataforma de delivery direto para começar a colocar em prática todo esse conhecimento.
Uma plataforma que o ajude inclusive com isso, facilitando a aplicação de todas essas estratégias.
Uma plataforma como o Meu Delivery Online!
Desde o suporte de marketing até recursos estratégicos relacionados ao cardápio, o Meu Delivery Online favorece tanto a fidelização quanto a aquisição de novos clientes.
E isso tudo com mensalidades que cabem no bolso até de um empreendedor que está recém começando ou ainda por começar!
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