As melhores ações promocionais para utilizar em restaurantes e delivery durante o carnaval - My Food Site

My Food Site

As melhores ações promocionais para utilizar em restaurantes e delivery durante o carnaval

Se você é dono de restaurante ou delivery e está em busca de algumas ideias de ações promocionais para o carnaval, veio ao lugar certo. Neste artigo, você encontrará as melhores dicas do que fazer para atrair mais clientes e aumentar seus lucros no carnaval. E isso ainda que o cancelamento das festas de rua por mais um ano consecutivo, por conta da pandemia de Covid-19, continue afetando o setor.

Se você é dono de restaurante ou delivery e está em busca de algumas ideias de ações promocionais para o carnaval, veio ao lugar certo.

Neste artigo, você encontrará as melhores dicas do que fazer para atrair mais clientes e aumentar seus lucros no carnaval.

E isso ainda que o cancelamento das festas de rua por mais um ano consecutivo, por conta da pandemia de Covid-19, continue afetando o setor. 

Mesmo assim, é possível pensar em estratégias que atraiam a clientela e garantam um bom movimento durante o período.

Naturalmente, nesse contexto, a modalidade do delivery tem grandes chances de se destacar e merece atenção especial. 

E nesse sentido, vale a pena até conhecer estratégias que aumentem seus lucros independente da sazonalidade e das ações específicas para o carnaval.

De todo modo, apresentamos estratégias que valem tanto para os restaurantes quanto para os serviços de entregas. 

E tudo sem perder de vista os principais dados do setor em relação ao movimento para ambas as modalidades durante o período.

Confira os dados e as estimativas para este ano. Em seguida, confira as melhores dicas de ações promocionais para lucrar com essa data.

Vale a pena investir em ações promocionais para o carnaval? 

Em geral, o movimento aumenta tanto em restaurantes quanto em deliveries nessa época do ano. Então, sim, vale a pena investir em ações promocionais para o carnaval.

É claro que a estimativa para as lojas físicas não se mantém no mesmo patamar de antes da pandemia. 

Em 2020, por exemplo, o faturamento de bares e restaurantes chegou a 4,8 bilhões de reais durante o período — 60% de todo o faturamento carnavalesco.

Porém, o mesmo não pôde se repetir em 2021, quando medidas restritivas fecharam vários estabelecimentos.

Assim, no ano passado, viu-se uma queda considerável no movimento e faturamento do setor durante o carnaval. Só no Distrito Federal, o lucro caiu 50%. 

Em 2022, sem perspectivas de fechamento de lojas, as estimativas já mudam um pouco. 

Aliás, conforme o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci, as expectativas para este ano são bastante positivas.

Em entrevista para a CNN Brasil, Solmucci citou o exemplo do último Réveillon, quando o cancelamento das festas atraiu mais público para restaurantes e bares. 

Assim, para ele, o mesmo deve ocorrer com o cancelamento de festas carnavalescas.

No delivery, por outro lado, o faturamento só vem crescendo desde o início da pandemia. 

Aliás, na época da folia, o aumento no número de pedidos já era de mais de 200% ao ano mesmo antes da Covid. 

Em 2021, os pedidos entre a sexta-feira de Carnaval e a quarta-feira de cinzas aumentaram em 276% em comparação a 2020. Os dados são de uma pesquisa da Linx e da Neemo.  

Ainda de acordo com essa pesquisa, e para que você já saiba o que esperar no período, o dia de maior movimento é a sexta-feira. Em segundo lugar está o sábado e, em terceiro, o domingo.

Diante disso, vejamos agora o que é possível fazer para aproveitar a época do ano e aumentar os lucros do seu restaurante e delivery!

A melhor estratégia para a sua loja física

A melhor estratégia para atrair clientes para o seu restaurante durante os dias de folia é, sem dúvida alguma, apostar em uma decoração temática

Isso ainda pode se estender para definições de layout e roupas da equipe de atendimento.

Naturalmente, qualquer medida nesse sentido deve ser tomada com bom senso e sem perder de vista o perfil do seu público. 

Além disso, é sempre bom ter em mente que nem todo mundo gosta de carnaval ou se sente animado nessa época.

Assim, é importante tomar certo cuidado, mas de todo modo, vale a pena pensar em ações divertidas como distribuir máscaras ou outros enfeites. 

A música ambiente também é uma boa aposta, podendo variar em volume e repertório conforme a proposta do seu bar ou restaurante.

Pensando nas estimativas de mercado e na sua estimativa de público, pese também a necessidade de contratar funcionários temporários para as festividades e dê atenção extra à logística.

Por último, não se esqueça de que, apesar das boas perspectivas, ainda vivemos em um período de pandemia em que é preciso manter alguns cuidados

Não à toa os restaurantes com áreas abertas e atenção às medidas protocolares de combate à Covid estão entre as maiores tendências para este ano.

Principais ações para o delivery

De modo geral, o principal foco de quem trabalha com entrega de alimentos está na experiência de compras oferecida aos clientes. 

Assim, qualquer ação especial ou sazonal nesse modelo de negócios precisa partir desse mesmo princípio.

Nesse sentido, é possível pensar em estratégias que envolvam desde os canais de venda até o momento da entrega. 

Quanto aos canais de venda, também é interessante “decorar o ambiente”, fazendo referência à data através de imagens e textos. 

Naturalmente, essa estratégia terá mais impacto e possibilidades se você tiver seu próprio site ou aplicativo.

A questão da customização pode se estender às embalagens e até mesmo, na medida do possível, incluir uma fantasia para os entregadores. 

Em relação às embalagens, consulte nosso blog para obter dicas das melhores opções conforme o tipo de cozinha que você pratica. 

Afinal, é através da embalagem que você chega ao cliente, e esta é a melhor maneira de se destacar e conquistar sua atenção e simpatia.

Outra questão muito importante, por mais óbvio que pareça, é não atrasar nem errar o pedido na entrega. 

Isso porque é possível que, com um maior volume de pedidos, a dificuldade de manter esse princípio seja um pouco maior. 

Então, é bom atentar-se ao delivery e ao “take away” — quando o pedido é feito online e retirado no local (se for o seu caso).

Assim como na loja física, avalie também a necessidade de contratar mais pessoas para essas datas ou repensar sua logística.

Melhores ações promocionais para restaurante e delivery

Vejamos algumas estratégias que podem servir tanto para restaurantes quanto para serviços exclusivos de entregas.

A primeira delas diz respeito à divulgação e envolve um planejamento e estratégias específicas de marketing. 

Além da já mencionada possibilidade de customizar seu material de divulgação, é interessante manter presença nas redes sociais e dialogar a partir de assuntos do momento.

Afinal, a propaganda não precisa estar focada em vender o tempo todo, mas em criar uma conexão afetiva com seu público e potenciais novos clientes. 

Assim, além de usar memes, pode-se abordar questões mais gerais como “cuidados durante o carnaval” ou aderir a campanhas do tipo “se beber, não dirija”.

Já em relação ao que você oferece aos clientes, considere a possibilidade de um cardápio especial, com novidades ou pratos sazonais. 

A própria carta de bebidas alcoólicas pode receber alguma atenção extra nesse sentido, visto que o carnaval é altamente associado ao consumo de álcool.

Aliás, outra forma de explorar esse fato é ofertando promoções especiais

Você pode oferecer bebidas a mais (ou mais baratas) em determinados horários ou se acompanhadas de pedidos específicos. 

Seja como for, as promoções são uma estratégia com várias possibilidades de aplicação, como o upselling, overdelivery, combos, cupons de desconto etc.

Mas vale ressaltar novamente a importância de estar atento ao perfil dos clientes e usar o bom senso em qualquer ação escolhida. 

Pergunte-se sempre se essas estratégias estão de acordo com o tipo de restaurante que você tem e com a clientela que pretende formar e manter.

Por fim, também é importante que você planeje tudo com antecedência e prepare seu estoque para não ter nenhuma surpresa desagradável. 

Afinal, qualquer erro nesse sentido pode representar não só uma redução no faturamento como até mesmo levá-lo à perda de clientes.

Conclusão: O seu negócio com as melhores ações promocionais para o carnaval

Seja no restaurante ou no delivery, o certo é que você pode aumentar seus lucros praticando qualquer uma dessas ações promocionais para o carnaval. 

Imagine, então, as possibilidades se você aplicar várias delas!

Conforme demonstramos, entraremos agora em uma época muito favorável para quem trabalha com restaurantes e delivery. 

Portanto, é o momento ideal para investir em novas estratégias que atraiam clientes e deem destaque à sua marca.

E ainda assim, suas ações promocionais não precisam estar restritas a uma época do ano. 

Há várias outras formas de utilizá-las eficientemente sem se limitar a datas festivas ou comemorações especiais.

O mais importante é manter-se atento a essas possibilidades de promover seu negócio e nunca deixar de se informar sobre seu ramo de atuação. 

Nesse sentido, o Meu Delivery Online continuará trazendo informações e oferecendo suporte em vários aspectos relacionados ao seu trabalho.

Quer saber como atrair e fidelizar clientes em qualquer época do ano

Então clique no botão abaixo!

AS 6 MELHORES ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAR CLIENTES NO DELIVERY DE COMIDA


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia do seu negócio!

Tag do Post :

Compartilhe :