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Como montar um delivery: 8 pontos para não esquecer!

Não sabe como montar um delivery, mas de olho no crescimento do setor? Segundo o G1, entre 2019 e 2021, o percentual de internautas que compraram comida por delivery aumentou de 30,40% para 54,80%. Isso nos mostra que o delivery já é essencial para o orçamento desses estabelecimentos.

Não sabe como montar um delivery, mas de olho no crescimento do setor?

Segundo o G1, entre 2019 e 2021, o percentual de internautas que compraram comida por delivery aumentou de 30,40% para 54,80%.

Isso nos mostra que o delivery já é essencial para o orçamento desses estabelecimentos.

Mas você sabe o que é preciso para montar um delivery de alimentos? Qual plataforma escolher? Será que é preciso contratar um programador para ter um app e site próprios?

Conhecer os passos iniciais sobre como abrir um delivery pode ser difícil para muitos empreendedores que estão começando.

Existem muitas pesquisas sobre como montar uma hamburgueria delivery, como montar uma lanchonete delivery ou como montar delivery de comida em geral.

Mas nem sempre se trata de quais investimentos precisa-se fazer, quais equipamentos precisam-se comprar, quantos colaboradores deve-se contratar etc.

Muitas das questões sobre como montar um delivery estão no planejamento que deve acontecer antes mesmo de se pensar em investir qualquer quantia.

Por isso, hoje apresentamos 8 pontos nos quais que você precisa pensar antes de montar um delivery do zero ou, até mesmo, se você já tem um restaurante e pensa em ofertar em começar as entregas.

Acompanhe a leitura para entender as vantagens desse modelo de negócios e os principais pontos que devem ser avaliados para ter sucesso com a venda de comida pela internet.

VEJA TAMBÉM: COMO CRIAR CARDÁPIO DIGITAL PARA DELIVERY?

1. Conheça sua persona ou público-alvo

Nem todo negócio precisa de “persona”, afinal, existem necessidades que são básicas ao ser humano. 

Alimentar-se é uma delas, e se seu restaurante não tiver intenções muito específicas, você pode trabalhar apenas com um público-alvo.

Para que não haja dúvidas, as personas são moldadas através da coleta de dados reais sobre seus clientes.

Imagine a seguinte situação:

Você resolve abrir uma pizzaria que oferta massa artesanal com fermentação natural que leva mais de 24 horas para crescer e alcançar seus sabores.

Trabalha com sabores especiais, queijos caros e cardápio de drinks variados. Além disso, o tempo de preparo pode ser superior à 1 hora devido ao processo.

Consequentemente, os valores da sua pizzaria são mais altos e não cabem no orçamento de qualquer família.

Para esse caso, você precisa de uma persona bem estabelecida, já que uma parcela dos consumidores buscam o melhor custo-benefício. Ou seja, mais comida por menos valor e entrega rápida.

Esse público não compraria da sua pizzaria, mas isso não é um problema, já que existe um público que se adequa facilmente à sua proposta.

Aqui vale pensar: a proposta do seu restaurante é muito nichada ou abarca apenas a necessidade de alimentação das pessoas?

Se for muito nichada, uma ou mais personas se tornam obrigatórias ao negócio.

Se for muito aberta, trabalhar com público-alvo já é suficiente.

Em breve aqui: tutorial de como criar personas para o seu restaurante!

2. Analise a concorrência para entender como montar um delivery 

Um dos passos mais importantes na hora de montar um delivery é analisar a concorrência.

Existem dois tipos de concorrentes: os concorrentes diretos e os indiretos, e a diferença entre eles é simples.

Os concorrentes diretos são aqueles que disputam o mesmo nicho de mercado que você. Suponha que no seu bairro existam dois restaurantes de comida chinesa. Nesse caso, os dois são concorrentes diretos.

Já os concorrentes indiretos são aqueles que não vendem o mesmo produto que você, mas podem substituí-lo.

Uma pizzaria e um restaurante de comida mexicana podem ser concorrentes indiretos, pois o cliente pode escolher qualquer um dos dois.

Vantagens da análise de concorrência

Analisar a concorrência ajuda o empreendedor a entender se ainda há espaço para o seu serviço ou se o mercado já está saturado.

Ajuda a entender também as oportunidades que ainda não foram aproveitadas em uma região e possíveis formas de atendê-las.

Além disso, estudar a concorrência o ajuda a precificar adequadamente os seus produtos, mas isso não significa que você deva considerar os preços dos concorrentes como único parâmetro para definir o dos seus pratos — ainda que não se possa ignorar esses dados.

Se você entrega um produto melhor que os dos seus concorrentes, com ingredientes nobres, por exemplo, deve considerar esse custo na hora de precificar os seus pratos.

Aliás, essa diferença pode ser um atrativo, trazendo para o seu negócio aqueles consumidores que querem mais qualidade.

Afinal, o segmento de food service e delivery não está pautado apenas nos menores preços, mas dividido em diferentes grupos com diferentes demandas.

Com a análise de concorrentes diretos e indiretos, certamente, você terá uma quantidade suficiente de informações sobre o seu nicho no seu lugar de atuação.

Cabe então saber como utilizá-las ao seu favor. 

Lembre-se sempre: concorrência não te limita, mas te aponta o que e como explorar!

Estabelecendo parâmetros de análise

Para analisar os seus concorrentes, será preciso definir critérios concretos, ou seja, fatores reais e não subjetivos.

Um desses critérios é a qualidade do serviço oferecido — do atendimento para receber os pedidos ao atendimento prestado na hora do delivery. 

A forma mais simples de fazer essa análise é passar-se por um cliente: escolha um prato do cardápio de seus concorrentes diretos e indiretos e avalie os seguintes fatores:

  • a rapidez com que o pedido chega à sua casa;
  • o cuidado com a embalagem;
  • o valor agregado à apresentação do produto;
  • o atendimento prestado em todas as etapas do pedido;
  • a plataforma utilizada pelo restaurante;
  • os preços dos produtos;
  • as descrições de cada prato;
  • a qualidade dos ingredientes utilizados;
  • e, claro, os sabores.

Você ainda pode estabelecer outros critérios conforme os objetivos do seu negócio. 

Se você pretende destacar-se pela rapidez da entrega, descubra o tempo médio de entrega dos seus concorrentes, por exemplo.

Se você já usou marketplaces de delivery, como iFood, Rappi, Uber Eats etc., sabe que os clientes podem avaliar suas experiências nos apps.

Nem sempre essas avaliações são justas, mas ler os comentários dos consumidores pode ser uma forma de entender os pontos fracos dos seus concorrentes de mercado.

3. Escolha os melhores fornecedores

Os fornecedores de um restaurante têm muito peso sobre o sucesso desse tipo de empreendimento.

Suponha que um(a) cliente pede uma salada e, quando a recebe, percebe uma aparência ruim. 

Quem ele(a) culparia pelo problema? O restaurante ou o feirante?

Muito provavelmente será o restaurante, pois foi essa empresa que lhe atendeu.

É por isso que você precisa ter uma lista de fornecedores de confiança, que não só entreguem qualidade, mas, também, consigam atender à sua empresa com a mesma dedicação com que você atende seus clientes.

Atacados, varejo e atacarejos

Você consegue pensar em como montar um delivery de comida sem saber qual o melhor lugar para comprar os ingredientes?

Existem algumas opções que podem reduzir os custos dos insumos utilizados no seu restaurante ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade dos produtos.

Certamente você já conhece as opções de atacado e varejo, mas, vejamos suas diferenças e o que são os atacarejos.

Varejistas

Os supermercados comuns — conhecidos como varejistas — trazem uma variedade de produtos frescos (carnes, verduras, grãos, frutas etc.) que, muitas vezes, não se pode encontrar nos atacados e atacarejos.

No entanto, esse tipo de estabelecimento costuma ter um preço mais elevado em relação aos outros. 

Muitas vezes, pode pesar na escolha a questão de ingredientes mais frescos, e, na falta de um distribuidor de ingredientes recém-colhidos, pode ser necessário recorrer a esses estabelecimentos.

Ainda assim, pesquise pelos menores preços sempre que possível!

Atacadistas

Os supermercados atacadistas — ou “atacados” como são comumente chamados — costumam ofertar preços mais baixos desde que os clientes comprem uma determinada quantidade de produtos.

Esses estabelecimentos costumam ser vantajosos para a compra de produtos industrializados, como queijos, embutidos, grãos com alto prazo de validade, laticínios em geral, produtos de limpeza etc.

Se você está se perguntando “como montar uma pizzaria delivery”, já deve ter percebido que comprar os ingredientes das suas pizzas no atacado pode ser mais vantajoso.

Isso acontece porque, além de comprar maiores quantidades, os clientes também compram produtos que já vêm em “embalagens econômicas” — aquelas de “leve mais por menos”.

Atacarejos

Talvez, não conheça o termo “atacarejo”, mas ele é mais comum do que parece e já existem algumas redes de supermercados que atuam neste modelo por todo o país.

Os atacarejos unem as características de varejistas e atacadistas em um único supermercado. 

Normalmente, eles não exigem que você compre muitos itens, ainda que alguns descontos só se apliquem a partir de uma quantidade mínima de cada produto.

No geral, os atacarejos tendem a ser a melhor opção para os empreendedores, já que não seria necessário ir a mercados diferentes para encontrar as promoções necessárias.

Entretanto, manter-se atento(a) às diversas opções é necessário para obter o melhor custo-benefício.

Feiras livres e Ceasa

Por mais moderno que seja um supermercado, ele dificilmente terá produtos tão frescos quanto uma feira livre no começo da manhã!

Isso ocorre porque, normalmente, numa feira livre compra-se direto do produtor. 

Para quem trabalha no setor de alimentos, essa relação pode ser bastante vantajosa, pois além de melhores produtos, pode-se obter ótimos descontos.

Assim, se o seu restaurante usará muitos ovos, peixes, frutos do mar, legumes etc., vale a pena pesquisar pelas feiras livres que existem na sua cidade.

Já as Centrais de Abastecimento são mais comuns nas capitais. 

Nelas, caminhoneiros de todo o país trazem toneladas de frutas, verduras, peixes e, dependendo da cidade, pode-se encontrar outros tipos de alimentos.

Existem duas grandes vantagens de comprar direto no Ceasa: a qualidade dos produtos, já que eles estão sempre bem frescos, e o preço.

Aqui, é preciso entender que os Ceasas funcionam como atacadistas de produtos não industrializados. 

Ou seja, comprar nos Ceasas também exige uma quantidade mínima. 

Além disso, as Centrais de Abastecimento podem ter nomes distintos conforme a região do país. 

Pode-se encontrar Centrais com os seguintes nomes: Ceasa, Ceoso, Ceagesp, Iderol, Ceaca, Craisa e Conob.

4. Defina os meios de divulgação do seu delivery

Como montar um delivery sem a divulgação adequada? 

Não é impossível, mas, certamente, não se atingirá os objetivos desejados.

Por isso, o ideial é ter um plano de divulgação que vá desde os panfletos ao marketing digital e utilização das redes sociais. Afinal, marketing digital vai muito além das redes.

No início, o marketing offline é essencial para atrair aqueles consumidores que passam pelo seu estabelecimento e não sabem se querem ou não experimentar seus produtos. 

No caso de montar um delivery sem a presença de um estabelecimento físico, o marketing offline continua sendo importante para atrair a atenção dos potenciais clientes que vivem próximos.

Assim, considere os seguintes meios de divulgação:

Lembre-se ainda que nem todas as redes sociais são adequadas para todos os tipos de estabelecimentos.

Então, foque naquelas utilizadas pela sua persona ou público-alvo, já que a melhor forma de definir as estratégias de divulgação é entendendo o comportamento dos seus potenciais clientes.

5. Faça testes antes de começar a operação 

Imagine o seguinte cenário: 

Você ficou semanas pensando em como montar um delivery de açaí. Escolheu os fornecedores, pesquisou as embalagens e definiu quais opções estariam em seu cardápio digital.

Contudo, você esqueceu um detalhe: 

o açaí não chega em bom estado para clientes que moram muito longe do estabelecimento — ao contrário do que diz o seu anúncio.

Um erro bobo causado pela subestimação do tempo do deslocamento na aparência do produto oferecido. Agora, imagine a decepção do cliente ao receber um açaí derretido.

O que é um erro bobo para o estabelecimento passa a ser um erro inadmissível para os clientes.

Por isso, testar todas as variáveis que podem prejudicar o seu negócio é essencial para a construção de marca do seu restaurante.

Lembre-se que a construção de marca — o branding — passa por cada contato que os clientes têm com a sua marca.

E, da mesma forma que pode-se construir um branding positivo, pode-se construir um negativo.

6. Entenda as diferenças entre marketplace e delivery direto

Se você está pensando em como montar um delivery, não há como escapar da escolha entre marketplace e delivery direto. 

Afinal, um desses meios exibirá seu cardápio, construirá a primeira imagem que seus clientes terão e servirá como meio inicial de contato.

Entre todas as diferenças que existem entre marketplace de delivery e plataformas de delivery direto estão 3 pontos fundamentais:

  • cobrança de taxa sobre as suas vendas;
  • concorrência com outros restaurantes no app;
  • e  a captura de dados dos clientes (leads) para campanhas de marketing.

Veja na tabela abaixo qual das 2 opções oferecem os melhores benefícios para restaurantes conveniados:

FunçõesMarketplaceDelivery direto
Mensalidade
Taxa sobre pedidos
Concorrência no app
Criação de base de leads
Controle total sobre o app

Quer conhecer todas as vantagens e desvantagens desses 2 modelos?

Então confira nosso artigo especial sobre o tema clicando no botão abaixo.

Com certeza, este artigo te ajudará se você estiver pensando em como abrir um delivery no iFood ou com delivery direto!

DIFERENÇAS DO DELIVERY DIRETO PARA OS MARKETPLACES

7. Escolha um sistema de delivery adequado ao seu negócio

Conhecendo todas as diferenças entre delivery direto e marketplaces é hora de tomar uma decisão!

Como montar um delivery é algo trabalhoso, muitos empresários temem que ter um app de delivery direto seja mais um desafio.

De fato, contratar um programador para criar um sistema próprio é um investimento muito alto e inviável para a maioria dos restaurantes.

Contudo, isso não significa que você não pode ter um app de delivery que ajude a promover sua marca sem precisar pagar taxas sobre cada venda e valores altíssimos para ao seu desenvolvimento e manutenção.

E o Meu Delivery Online pode ter ajudar!

Nossa plataforma fica responsável por toda parte técnica do processo, cabendo ao empreendedor apenas a gestão dos pedidos.

E o melhor de tudo: sem taxas sobre os pedidos! 

Seu restaurante paga apenas uma assinatura mensal, com valor fixo! Um valor que cabe no orçamento até de restaurantes que estão recém-começando.

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8. Mantenha-se confiante

Agora que você entendeu como montar um delivery, precisa saber que empreender é uma atividade desafiadora.

Nem sempre as coisas ocorrerão como o planejado. Sendo assim, é preciso ter resiliência e aprender com aquilo que não deu certo.

A maneira mais segura de empreender é investindo em planejamento — fazendo parcerias com fornecedores confiáveis, contratando os colaboradores certos e investindo no melhor sistema de delivery.

Outro ponto importantíssimo que não pode passar despercebido: conheça as regulações do setor. 

Isso porque você não vai querer problemas com a Vigilância Sanitária!

Clique no próximo link e conheça a RDC 216 que regula o segmento de food service.

Conclusão sobre como montar um delivery

Como vimos, nem tudo sobre como montar um delivery se resume a valores que precisam ser investidos.

Muito se baseia apenas em entender seu público, testar diferentes fatores de validação, e testar meios de comunicação e relacionamentos com seus clientes.

Só após entender esses fatores é que você precisa decidir se vai abrir um delivery ou não, já que isso diminui os riscos de abrir um novo negócio.

E isso vale também para aqueles restaurantes que já atendem em um ponto fixo, mas pensam em atender mais um público — o que gosta de delivery, no caso.

Podemos te ajudar em qualquer uma dessas situações.

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