Embalagem para delivery de alimentos: encontre o tipo ideal para o seu negócio - My Food Site

My Food Site

Embalagem para delivery de alimentos: encontre o tipo ideal para o seu negócio

Para quem trabalha com alimentos e procura a melhor embalagem para delivery, preparamos este guia completo com tudo que é preciso saber sobre o assunto. Desde os materiais utilizados até os formatos específicos para cada tipo de alimento, aqui você encontrará informações detalhadas e dicas imperdíveis para o seu negócio.

Para quem trabalha com alimentos e procura a melhor embalagem para delivery, preparamos este guia completo com tudo que é preciso saber sobre o assunto.

Desde os materiais utilizados até os formatos específicos para cada tipo de alimento, aqui você encontrará informações detalhadas e dicas imperdíveis para o seu negócio.

Além de proteger e conservar os alimentos na entrega, a embalagem escolhida terá um papel fundamental na relação entre os clientes e a sua marca

Portanto, as questões de design e personalização das embalagens também são fundamentais para atrair clientes e, assim, precisam de atenção e cuidado.

Então, garanta que fará a melhor escolha! 

Confira, abaixo, as opções de embalagens para delivery disponíveis e escolha o tipo ideal para o seu empreendimento.

VEJA TAMBÉM: COMO CRIAR CARDÁPIO DIGITAL PARA DELIVERY?

Quais os tipos de embalagem para delivery? Materiais

A primeira questão que devemos considerar quando falamos em embalagem para delivery é o tipo de material utilizado.

Nesse sentido, são vários os aspectos que precisamos observar. 

Entre eles, estão a praticidade e a eficiência do material em proteger e conservar as condições do alimento durante a entrega.

Naturalmente, o custo também está entre os principais fatores que pesarão em sua escolha.

E mais, mesmo que você não esteja pensando em trabalhar com embalagens personalizadas, ainda assim precisa considerar a questão da aparência.

É importante também incluir entre os seus critérios questões de sustentabilidade e impacto ambiental dos materiais utilizados, que já são amplamente observados pelos consumidores e estão levantando movimentos como o ESG, tendência para os próximos anos.

Essa questão tem sido cada vez mais determinante para as escolhas do público, de modo que os cuidados desse tipo configuram uma das principais tendências para o mercado de bares e restaurantes em 2022.

Com tudo isso em mente, preparamos uma lista dos principais materiais utilizados para embalagem de comida em serviços de entrega. 

Para cada material, apresentamos vantagens e desvantagens, com foco no que viemos discutindo até aqui.

Por fim, sempre é possível optar por materiais alternativos, que não estão relacionados abaixo.

Para este caso, é fundamental que você conheça a legislação sobre os materiais para embalagem de alimentos, a RDC no 88 de 2016

Papel

Rolo de papel kraft
Fonte: Magazine Luiza

Utilizado principalmente em saquinhos e sacolas, o papel é um dos materiais mais utilizados para embalagem de comida, especialmente o papel kraft (ver imagem acima).

Até porque acaba sendo usado muitas vezes em embalagens externas, ou sacolas, enquanto outros materiais embalam o alimento propriamente dito.

Para embalar diretamente o alimento, o papel tem a desvantagem de conservar pouco a temperatura e deixar manchas de gordura muito visíveis.

Pode aparecer em caixas e outros formatos nos quais apresenta maior rigidez. 

Sendo maleável, pode ser moldado de formas criativas para a embalagem, ou simplesmente usado como embrulho.

Algumas de suas maiores vantagens são a facilidade para customização e o baixo impacto ambiental.

Papelão

Caixa de papelão
Fonte: Tudo em Caixas

Sendo resistentes e melhores para a conservação da temperatura que embalagens de papel, as embalagens de papelão são uma ótima alternativa para delivery.

Podem facilmente ser encontradas em tamanhos ideais para cada tipo de alimento comercializado. 

Eventualmente, apresentam aberturas para “respiro” do alimento e conservação adequada da umidade.

Suas desvantagens incluem: 

  • deixar visíveis manchas de gordura
  • o fato de não servir para acomodar alimentos muito úmidos
  • e a necessidade de ser montada

Por outro lado, assim como as embalagens de papel, sua customização é simples e ela tem uma boa avaliação no quesito sustentabilidade.

Papel cartão

Embalagens personalizadas de papel cartão em diversos tamanhos e formatos
Fonte: Mercado Livre

Originalmente usado em embalagens do tipo “box” para comida oriental, o papel cartão é cada vez mais utilizado em delivery de alimentos.

E isso porque tem uma boa versatilidade e condições de conservação de temperatura, além de poder acomodar alimentos líquidos sem o risco de vazar.

Sua única desvantagem é que ela precisa ser montada, o que pode consumir algum tempo de operação. 

Mas ela traz vantagens quanto à facilidade da customização e pequeno impacto ambiental, além de não deixar muito visíveis eventuais manchas de gordura.

Plástico ou Acetato

marmiteira em acetato retangular com tampa.
Fonte: Embalike

O plástico e suas variações, como o acetato, são muito usados para líquidos e embalagem de marmita, especialmente considerando-se sua possibilidade de compartimentação.

Não é propriamente a melhor alternativa para conservação de temperatura, além de apresentar bastante dificuldade para o quesito customização.

Ainda assim, pode aparecer combinada com o papel ou papelão, concedendo transparência a algumas partes da embalagem.

De toda forma, seu alto impacto ambiental fez com que ele acabasse proibido em alguns lugares. 

Em São Paulo, por exemplo, ele está proibido desde 2020, e a tendência é que a proibição se espalhe para o restante do país nos próximos anos.

Alumínio

marmita de alumínio com tampa de papel levantada.
Fonte: Embaleme

Usado especialmente em embalagem para marmita, o alumínio tem excelentes propriedades de conservação da temperatura, mas desvantagens em todos os outros quesitos essenciais.

Para começar, a questão da vedação pode ser bastante comprometida, pois o alumínio se rompe com facilidade.

Além disso, a possibilidade de customização é praticamente nula, exceto quando utilizadas tampas de papel ou papel cartão.

Por fim, também no quesito sustentabilidade o material passa longe do ideal, sendo mais agressivo ao meio ambiente que a maioria das alternativas.

Por suas propriedades de conservação de temperatura, algumas vezes ele aparece como revestimento em caixas de papel. 

Dessa forma, embora funcione como uma boa embalagem térmica para delivery, o problema do impacto ambiental continua presente.

Isopor

Embalagem de isopor para hambúrgueres vazia com a tampa levantada.
Fonte: Gimba

Bastante usado para lanches como hambúrgueres e hot dogs, mas também para marmitas, o isopor é o material mais usado como embalagem térmica para delivery.

No entanto, apesar de muito barato e da sua ótima capacidade de conservação de temperatura, o isopor também apresenta desvantagens nos outros quesitos essenciais.

Por sua fragilidade e outras características dessas embalagens, a vedação fica bastante comprometida.

Além disso, a customização desse material beira o impossível, e no que diz respeito à sustentabilidade, ele é totalmente desaconselhável.

A importância das embalagens personalizadas

O uso de embalagens personalizadas é a melhor opção que você pode fazer para fortalecer a sua marca e favorecer a fidelização de clientes.

Isso porque elas são uma ótima maneira de chamar a atenção dos consumidores e talvez despertar alguma emoção indispensável à identificação deles com a marca.

Portanto, mesmo que você seja um empreendedor iniciante e não tenha ainda recursos para investir muito nisso, pense com bastante cuidado na questão.

Para começar, faça um orçamento de embalagens personalizadas para conferir se a customização representa mesmo algum valor impraticável.

Caso isso se confirme, considere ainda outras possibilidades de customização. 

Com uso da criatividade e materiais mais acessíveis, tudo é possível!

Seguindo por esse caminho, você verá que as alternativas para chamar a atenção dos seus clientes através da embalagem são bem vastas. 

Considere, por exemplo, o uso de desenhos, fitinhas e adesivos: elementos simples que podem diferenciar sua embalagem e dialogar com as expectativas emocionais da clientela. 

Dessa forma, você estará muito mais próximo de ser lembrado para uma compra futura!

Qual a melhor embalagem para delivery de alimentos?

A resposta a essa pergunta varia muito conforme o tipo de alimento que você comercializa. 

Além da capacidade do material utilizado em conservar a temperatura e a umidade, e de questões de design e impacto ambiental, a melhor embalagem é:

AQUELA QUE MELHOR SE ADAPTA AO SEU PRODUTO.

Sem esquecer os benefícios de se optar por embalagens personalizadas ou, no mínimo, com uma boa customização, conforme dissemos anteriormente. 

Mas como a questão gira muito em torno do tipo de cozinha que você pratica, preparamos a seguir uma apresentação das melhores embalagens para cada segmento.

Em cada tópico, você encontrará um link para discussões mais aprofundadas sobre os tipos de embalagem em questão. 

Nelas, ainda, é possível encontrar dicas de onde comprar essas embalagens.

Então, se quiser mais informações e dicas sobre o assunto, confira também os artigos completos!

Embalagens para delivery de pizza

caixa de papelão oitavada para delivery de pizza.
Fonte: Embizza embalagens

O padrão de embalagem para delivery de pizza é a de papelão ondulado ou micro-ondulado, que pode ser encontrada em diversos tamanhos e formatos.

Com base nas caixas quadradas, o tamanho mais vendido é a que acomoda uma pizza grande e tem as seguintes dimensões: 35 × 35 × 3,7 cm.

Já a embalagem para a pizza pequena mede 25 × 25 ×  3,7 cm.

Por sua vez, as medidas da embalagem para pizza média são de 30 × 30 × 3,7 cm.

E finalmente, as caixas para pizza gigante/família medem 40 × 40 × 3,7 cm.

Quanto ao formato, o mais comum no Brasil é a caixa oitavada (ver imagem acima) que, em geral, é mais barata que as alternativas.

Suas 8 pontas facilitam o corte e, além disso, é comum que elas apresentem vãos por onde as gorduras e vapores podem circular sem danificar a embalagem.

A razão mais comum para o seu preço mais em conta é a qualidade do material, que normalmente é mais baixa que a dos outros formatos.

O formato considerado tradicional é a caixa redonda, que costuma apresentar maior resistência que a oitavada.

Já o mais moderno é o da caixa quadrada, cada vez mais utilizada no Brasil e bastante comum nos Estados Unidos.

Qualquer um desses modelos apresenta grande facilidade para customização, que pode ser feita em impressão flexográfica ou fotográfica.

Quer saber mais, ou mesmo encontrar modelos de caixas de pizza para download? 

Então clique no botão abaixo: 

QUAL A MELHOR CAIXA DE PIZZA?

Embalagens para delivery de doces 

Embalagem de acetato em formato de fatia de bolo incluindo colher de plástico.
Fonte: Multicaixas Net

Apesar da grande variedade dos doces comercializados, é possível falar em embalagem para delivery que englobe a categoria como um todo.

Naturalmente, alguns materiais são mais usados e fazem mais sentido para alguns doces que para outros, mas ainda assim há alguns padrões que podem ser identificados.

acetato, por exemplo, é bem comum para dar transparência tanto a embalagens inteiras como a pequenos pedaços de caixinhas ou saquinhos de papel.

Por sua vez, essas mesmas caixinhas ou saquinhos de papel, bem como as caixinhas de papelão aparecem bastante como embalagem para vários tipos de doces.

Outro padrão observável é a customização ou decoração detalhada dessas embalagens.

Em geral, o uso de cores e elementos “delicados” cai muito bem para esse tipo de produto, sendo sempre uma boa ideia trabalhar com eles.

Assim, mesmo sem investir na impressão de logos, vale a pena buscar papéis coloridos ou alternativas como papel manteiga ou seda para compor suas embalagens. 

Também o uso de fitinhas e adesivos podem cumprir essa função de dar vida aos detalhes.

Se quiser saber um pouco mais sobre as alternativas disponíveis ou, ainda, sobre onde é possível comprar embalagens para doces, clique no botão abaixo:

EMBALAGENS PARA DELIVERY DE DOCES

Embalagens para delivery de massas 

Embalagem de papel cartão em formato de caixa fechada com tampa.
Fonte: WRA Embalagens

Os principais  tipos de embalagem para delivery de massas se aproximam bastante, por um lado, das embalagens para pizza e, por outro, de embalagens para acompanhamentos, como veremos mais adiante.

Naturalmente, massas similares à pizza como calzones, pastéis assados e outras massas que não levam muito molho podem ser tranquilamente embaladas em caixas de papelão.

Já massas com molho precisam de alternativas resistentes à umidade, e, nesse ponto, voltamos às opções de embalagem para marmita.

Nesse sentido, as embalagens de plástico ou acetato se destacam pela resistência, versatilidade e boa possibilidade de vedação.

Já as marmitas de alumínio, embora bastante utilizadas e eficientes na conservação de temperatura, apresentam grandes desvantagens quanto à resistência e questões ambientais.

O mesmo vale para as embalagens de isopor.

Além disso, tanto o plástico quanto o alumínio e o isopor são difíceis de customizar, sendo necessário recorrer a adesivos, carimbos etc.

Já o papel cartão, originalmente usado na embalagem de comida oriental, em formato box, é bem fácil de customizar e pouco agressivo ao meio ambiente.

Ao mesmo tempo, apresenta as mesmas vantagens que as alternativas anteriores.

Se quiser se aprofundar no assunto ou encontrar dicas de onde comprar ou customizar suas embalagens para massas, clique no botão abaixo:

MELHOR EMBALAGEM PARA DELIVERY DE MASSAS

Embalagens para delivery de pastel 

envelopes para delivery de pastel.
Fonte: PDV Print

Quando se fala em delivery de pastel, entra em jogo também a necessidade de se conservar a crocância do produto durante a viagem da entrega.

Assim, deve-se pensar não apenas em uma embalagem térmica, mas também naquelas que não prendem a umidade em seu interior.

Nesse sentido, caixinhas como as da imagem acima são opções interessantes por apresentarem “respiros” para a umidade, ao mesmo tempo em que conservam a temperatura.

Caixas desse tipo, ou ainda quadradas, podem ser encontradas em diversos tamanhos e normalmente são feitas de papel ou papelão.

Há também opções que acrescentam um revestimento interno de papel laminado, ajudando a conservar a temperatura, embora apresente maior impacto ambiental.

Por fim, existe sempre a alternativa de usar saquinhos de papel ou papel kraft, que são mais baratos e simples, não exigindo montagem.

Entre as suas maiores desvantagens, está o fato deles (os saquinhos de papel) ficarem engordurados em contato com a fritura.

Em geral, todas as alternativas apresentadas aqui são boas para a customização.

Nosso artigo completo de embalagens para delivery de pastel tem mais informações sobre o assunto e apresenta alternativas de fornecedores e empresas que personalizam embalagens. 

QUAL A MELHOR EMBALAGEM PARA DELIVERY DE PASTEL?

Embalagens para delivery de batata frita 

Embalagem para delivery de batata frita em formato de caixinha com tampa.
Fonte: Elo7

Embora tenhamos uma seção específica sobre embalagem para delivery de acompanhamentos, vale dar uma atenção especial às batatas fritas.

Aqui, trataremos especialmente da batata frita que acompanha lanches como hambúrgueres ou que, por qualquer outra razão, precisa ser embalada separadamente.

Neste caso, embora não exista uma variedade muito grande de opções, também precisamos considerar com cuidado questões de conservação de temperatura e crocância.

Assim, ainda que as embalagens abertas como saquinhos de papel sejam as mais comuns, as mais indicadas são as embalagens fechadas, mas com “respiros” para a umidade.

Até porque durante o transporte é bom garantir que as fritas não se espalhem dentro da sacola que reúne os alimentos do pedido.

Dessa forma, mesmo as caixinhas de papel cartão ou papelão em formato aberto passam longe do ideal, sendo preferível trabalhar com as caixinhas fechadas.

Há também as caixinhas com revestimento interno em papel laminado, que ajuda na conservação da temperatura, mas é bem mais agressivo ao meio ambiente.

Todas essas embalagens apresentam facilidade de customização.

Para maiores informações ou para localizar fornecedores e empresas que fazem customização de embalagens, confira nosso artigo completo sobre o assunto.

EMBALAGENS PARA BATATA FRITA

Embalagens para delivery de cachorro quente 

caixa com tampa para entrega de cachorro quente feita em papelão
Fonte: PDV Print

Os tradicionais saquinhos de plástico ou de papel podem dar um brilho clássico ao seu cachorro quente, mas não são exatamente uma boa opção para o delivery.

E isso porque, sendo abertos, dificultam a conservação da temperatura e ainda expõem o lanche a possíveis contaminações externas.

Assim, o ideal é pensar em alternativas que acomodem melhor o lanche e facilitem o fator conservação de temperatura.

Uma embalagem bastante utilizada é a caixinha de isopor em formato próprio para pães de cachorro quente.

Inclusive, essas embalagens levam o nome de estojo dogueira, sendo próprias para o produto.

Suas principais desvantagens são a dificuldade de customização e o fato de que o isopor é bastante agressivo para o meio ambiente. 

Nesse sentido, vale a pena pensar em caixinhas de papelão com tampa, que resolvem esses dois problemas e também conservam bem a temperatura.

Sua desvantagem acaba sendo operacional, pois é preciso montar as embalagens antes de utilizá-las.

Quer saber mais? 

Então clica no botão abaixo para conhecer opções de embalagens para outras variações do lanche como o cachorro quente no pote, no palito ou de forno.

EMBALAGENS PARA OS DIFERENTES TIPOS DE CACHORRO QUENTE

As melhores embalagens para delivery de acompanhamentos

Embalagem de marmita feita em papel cartão no formato de caixa com tampa.
Fonte: Mercado Livre

Em geral, a embalagem para delivery de acompanhamentos não difere em nada da embalagem para marmita.

Isso porque, normalmente, tratam-se de alimentos quentes que podem se espalhar, como arroz, legumes e massas, ou úmidos como o feijão e porções de molho.

Assim, as opções mais comuns de embalagem para marmita cumprem bem as funções de contenção, vedação e conservação de temperatura necessárias à embalagem de acompanhamentos.

A típica embalagem de marmita, porém, feita de alumínio, é pouco prática por sua fragilidade, dificuldade de customização e grande impacto ambiental.

As alternativas de isopor levantam essas mesmas questões, além de apresentarem uma dificuldade extra em relação à vedação das embalagens.

Dessa forma, as embalagens de plástico ou acetato configuram boas opções por oferecerem resistência e boa vedação enquanto também conservam bem as temperaturas.

Por outro lado, essas embalagens também são difíceis de customizar, ao mesmo tempo em que representam igual ameaça ao meio ambiente.

Diante disso, a opção de embalagens de papel cartão selado, como as usadas em box de comida oriental, aparecem como as melhores alternativas na categoria.

Além de apresentar as mesmas vantagens que as outras, essas embalagens não agridem o meio ambiente e são muito fáceis de customizar.

Sua desvantagem é operacional, pois há necessidade de montar caixa por caixa antes de sua utilização.

Ainda assim, essa tem se tornado uma alternativa bem comum e que agrada bastante aos consumidores.

Conclusão: não precisa mais se preocupar com embalagens para delivery! 

Agora, você já sabe tudo o que precisava sobre embalagem para delivery antes de fazer as suas escolhas!

E assim, pode voltar sua atenção a outras questões fundamentais para o sucesso do seu negócio, como o tipo de delivery que você pratica.

Em vez de ficar dividindo seus lucros com marketplaces de aplicativos como iFood ou Rappi, por que não economizar e atrair mais clientes com o seu próprio site ou aplicativo?

Pois saiba que isso é possível e tendência para o setor de bares e restaurantes!

Quer saber como?

Então clique no botão abaixo e acompanhe nossa discussão sobre o tema!

DELIVERY DIRETO OU POR MARKETPLACES? ENTENDA AS DIFERENÇAS


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia do seu negócio!

Tag do Post :

Compartilhe :