6 estratégias para fidelizar clientes no delivery de comida - My Food Site

My Food Site

6 estratégias para fidelizar clientes no delivery de comida

Os resultados de estratégias para fidelizar clientes vão de aumentos na receita a acréscimos tanto na quantidade quanto na qualidade dos seus compradores. Isso porque clientes satisfeitos e fidelizados têm mais chances de divulgar o seu negócio de maneira positiva, atraindo novos compradores. E isso reduz seus custos, já que o custo de aquisição de cada novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes maior que o de manter um cliente atual, como já apontava Philip Kotler, referência mundial no Marketing.

Os resultados de estratégias para fidelizar clientes vão de aumentos na receita a acréscimos tanto na quantidade quanto na qualidade dos seus compradores.

Isso porque clientes satisfeitos e fidelizados têm mais chances de divulgar o seu negócio de maneira positiva, atraindo novos compradores. 

E isso reduz seus custos, já que o custo de aquisição de cada novo cliente pode ser de 5 a 7 vezes maior que o de manter um cliente atual, como já apontava Philip Kotler, referência mundial no Marketing. 

Outra vantagem da fidelização é que ela estabelece um relacionamento mais próximo e personalizado com seu cliente. Assim, ele se sentirá cada vez mais à vontade para lhe fornecer feedbacks confiáveis.

Ao garantir uma certa frequência de compras, por fim, a fidelização torna mais previsível o desempenho do seu negócio. 

E, naturalmente, você terá muito mais segurança para administrá-lo.

Por isso, hoje, apresentamos as melhores estratégias para fidelizar clientes praticadas no comércio, mas aqui direcionadas especialmente para o nicho de alimentação.

Vejamos, então, as principais ações e recursos que você pode usar para promover a fidelização de clientes em seu comércio!

1. Fortaleça a identidade da sua marca

O primeiro passo para atrair clientes, favorecendo a formação de vínculos entre ele e seu estabelecimento, é fortalecer a identidade da sua marca.

Isso passa pela boa definição e conhecimento do seu público-alvo, além de outras informações que incluem análises da concorrência e do seu local de atuação. 

A seguir, é altamente recomendado investir na construção de uma identidade visual e de um conceito geral bem claro para o seu restaurante.

A partir daí, você pode desenvolver as estratégias de marketing que melhor lhe atendam, desde a divulgação em meios eletrônicos até a distribuição de panfletos

Outro fator que pode ser decisivo nesse processo é a customização de todas as suas embalagens. Há pesquisas indicando uma certa tendência dos consumidores de voltarem a estabelecimentos que lhes forneceram essa referência visual.

Além disso, vale pensar que designs atraentes podem gerar uma publicidade espontânea em selfies e publicações nas redes sociais. 

Se quiser mais informações e dicas de embalagens para delivery de alimentos, pode encontrar exatamente o que está buscando em outros artigos do nosso blog. Confira!

2. Garanta atendimento e serviços exemplares

Há uma vasta quantidade de recursos que você pode explorar como atrativos para o seu restaurante. 

Além de um ambiente agradável, podemos citar os cardápios digitais e os sistemas eletrônicos para chamar o garçom.

No entanto, o foco principal aqui é sua relação com o cliente, sobretudo o fato de que você deve transmitir o máximo de confiança possível.

Isso se refere tanto ao respeito quanto à transparência em sua relação com ele. 

Assim, é bom garantir que sua equipe será sempre solícita e empenhada em atender às necessidades dos clientes da melhor maneira cabível. 

Além disso, procure evitar, sob toda e qualquer hipótese, que alguma promessa ou compromissos seus deixem de ser cumpridos.

Então, esteja atento, por exemplo, à agilidade do serviço e ao tempo de entrega dos pratos, seja no restaurante físico ou nos serviços de delivery.

3. Invista no delivery direto

Entre os investimentos de melhor custo-benefício que você pode fazer pelo seu restaurante, está o modelo de delivery chamado delivery direto.

Um comparativo entre este modelo e o de marketplaces demonstra por que uma plataforma de delivery direto é sua melhor alternativa ao se inserir no mercado digital.

Afinal, basicamente, o termo se refere a ter seu próprio site ou aplicativo de atendimento. 

E isso, no mínimo, representa mais autonomia e destaque em buscas na internet por palavras-chaves relacionadas ao seu negócio. 

Assim, com mais visibilidade e liberdade para se colocar da maneira que quiser, você favorece a conquista e a formação de vínculos com seus clientes.

Além disso, em marketplaces como Ifood, Rappi e Uber Eats, por exemplo, você corre o risco de desaparecer em meio à concorrência, sem possibilidades de controlar sua participação.

Por último, vale mencionar que em um site ou aplicativo próprio, ao contrário dos marketplaces, não há cobrança de taxas sobre pedidos e entregas realizadas.

Sobre a não cobrança de taxa, só garantimos a vantagem no Meu Delivery Online. 

4. Conquiste seus clientes

A partir daqui, iremos nos aprofundar em estratégias para fidelizar clientes baseadas na sua relação com eles – o que chamamos marketing de relacionamento.

A maneira mais básica de fazer isso é apresentando boas promoções e combos, além de oferecer brindes e facilidades como o frete grátis, por exemplo.

Ainda nesse sentido, um conceito importante de se conhecer é o de overdelivery

A prática, cada vez mais comum, consiste em entregar ao cliente mais do que foi pedido.

Um upgrade em um dos pratos é um bom exemplo disso, ou a inclusão de uma sobremesa ou doces como bombons e balas. 

Mas pode ser algo ainda mais simples do que isso, como uma carta de boas vindas ou um mero bilhete acolhedor e simpático na embalagem.

Por fim, é interessante pensar em ações especiais como descontos de aniversário, ofertas relâmpago ou detalhes de customização de embalagens em datas festivas como Natal.  

5. Favoreça a aproximação dos clientes

O verdadeiro “Éden” do marketing de relacionamento é construir uma comunidade em torno de sua marca

Isso pode ser bastante complexo e demandar muito tempo e ações mais específicas. Uma alternativa, por exemplo, seria disponibilizar jogos customizados a partir do seu site.

No entanto, há uma série de outras ações mais simples que podem fazê-lo avançar nesse sentido de aproximar os clientes e fortalecer seus vínculos.  

O mínimo que você pode fazer neste aspecto é manter um canal de comunicação sempre aberto, oferecendo um atendimento humanizado e acessível.

Afinal, estar atento àquilo que o seu cliente procura e à percepção dele sobre os produtos que você oferece é um dos fundamentos do comércio. 

Assim, é bom ter controle sobre seu humor diante de feedbacks negativos e saber praticar a escuta ativa.

Por último, considere também recursos como os programas de fidelidade ou de acúmulo de pontos, cupons e até eventuais parcerias com outros estabelecimentos e serviços.

6. Acompanhe o seu público de perto

Uma estratégia fundamental para garantir a fidelização de clientes é monitorar o comportamento deles, tanto em relação ao seu restaurante quanto em questões mais gerais de consumo.

Para isso, as pesquisas de satisfação representam ótimas oportunidades de conhecer melhor as preferências e interesses do seu público.

Nesse sentido, ainda é importante conhecer alguns conceitos e recursos associados à formação de um banco de dados com informações sobre os clientes.

O conceito de pós-venda, por exemplo, é essencial para pensar em ações que fortaleçam os vínculos entre cliente e marca. 

Já o NPS é uma métrica bastante utilizada para avaliar a satisfação e eventuais razões para insatisfação dos seus clientes. 

Outro conceito relevante neste contexto é o de CRM, sigla em inglês para “Gestão de Relacionamento com o Cliente”. 

O CRM, basicamente, refere-se à formação de um banco de dados com informações fundamentais sobre cada um dos consumidores que compõem seu público.

E aqui há diversos softwares como o HubSpot que podem ajudá-lo a formar esse banco e selecionar as informações mais relevantes para o seu negócio.

Por fim, a partir de informações como essas, você pode escolher alguns clientes para investir em uma relação mais personalizada

Mas, aqui, é indispensável, investir numa aproximação não só de clientes com feedbacks positivos, mas também procurar ouvir e compreender os detratores e os indiferentes.

Conclusão: o Meu Delivery Online é seu parceiro em estratégias para fidelizar clientes

As 6 dicas apresentadas até aqui reúnem as principais e mais eficientes técnicas para fidelização de clientes praticadas atualmente.

Com isso, o Meu Delivery Online demonstra sua preocupação em contribuir para o fortalecimento do seu negócio rumo à realização de todo o seu potencial.

E se você quiser se beneficiar ainda mais dos conhecimentos e tecnologias que oferecemos, avalie a possibilidade de contratar nossos serviços especializados em delivery direto.

Como você viu, a opção por um site ou aplicativo próprio para e-commerce é uma das melhores estratégias para fidelizar clientes.

Portanto, informe-se a respeito, ou melhor ainda: entre em contato agora mesmo para uma conversa gratuita com um dos nossos consultores

Você só precisa clicar no botão abaixo!

? FALE COM UM CONSULTOR MEU DELIVERY ONLINE ?


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia do seu negócio!

Tag do Post :

Compartilhe :