16 franquias de delivery para abrir o seu próprio negócio - My Food Site

My Food Site

16 franquias de delivery para abrir o seu próprio negócio

Para quem quer investir no setor de alimentação em 2022, as franquias de delivery estão certamente entre as melhores opções de negócio. Sabemos dos impactos que a pandemia do Coronavírus causou no comércio em geral, e especialmente no setor de restaurantes.

Para quem quer investir no setor de alimentação em 2022, as franquias de delivery estão certamente entre as melhores opções de negócio.

Sabemos dos impactos que a pandemia do Coronavírus causou no comércio em geral, e especialmente no setor de restaurantes. 

Diante disso, tanto o modelo de franquias quanto o sistema de delivery tornam-se alternativas altamente seguras para se estabelecer, destacar-se e crescer no mercado.

O delivery, aliás, representa a principal tendência do mercado para este ano, e deve manter-se em alta mesmo em um cenário pós-pandêmico. 

As franquias, por sua vez, têm no setor de alimentação vários dos seus maiores representantes.

Portanto, vale analisar com cuidado essa alternativa, conhecendo melhor todos os seus detalhes e conferindo, assim, o grande potencial que ela possui.

Anteriormente, já havíamos apresentado, aqui, uma relação com as melhores franquias de restaurantes, junto a uma breve discussão de temas que retomamos agora. 

Tivemos o cuidado, porém, de incluir novos dados de pesquisa, além de nos mantermos mais focados no mercado de delivery, propriamente. 

Acompanhe a leitura e conheça nossas sugestões das 16 melhores franquias de delivery para investir em 2022.

Por que investir em franquias de delivery?

Os últimos dois anos colocaram as franquias de delivery em franca ascensão no meio comercial, como veremos agora.

Mas com as medidas de isolamento para controle da pandemia, tanto o setor de franquias quanto o de delivery de alimentos tiveram um crescimento expressivo

Em 2019, apenas 30,4% dos internautas brasileiros pediram comida por meios eletrônicos. 

Já entre o segundo semestre de 2020 e o primeiro de 2021, o número saltou para 54,8%. 

Esses dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Por sua vez, o faturamento no setor de franquias também apresentou um aumento significativo no período. E, nesse sentido, o segmento de alimentação foi um dos que mais cresceram.

No segundo trimestre de 2021, as franquias de Food Service aumentaram seu faturamento em 47,8%, quando comparado ao mesmo período no ano anterior. 

Quem nos apresenta esses dados, desta vez, é a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Mas, além disso, em vários outros aspectos, a opção de ser um franqueado pode lhe dar mais segurança ao iniciar um empreendimento. 

Isso porque, basicamente, durante todo o processo de abertura e operacionalização do seu negócio, você contará com o suporte de uma empresa já consolidada

Isso significa contar com orientação em tudo que se refere ao restaurante, tanto sobre a parte estrutural quanto em relação aos produtos e até aos fornecedores. 

Além disso, já de saída, haverá um público que conhece a sua marca, e isso se não tiver um público já inteiramente fidelizado

E no mínimo, é bem provável que o franqueador acione seu próprio departamento de publicidade e marketing para ajudá-lo a divulgar e captar seus primeiros clientes.

Em todo esse processo, você atuará como empreendedor(a), não como um funcionário da empresa franqueadora. 

Conforme a Lei 13.966, que regulamenta o setor de franquias, o contrato entre franqueador e franqueado não configura um vínculo empregatício.

Diante disso tudo, é possível entender o crescimento das franquias de delivery em uma época particularmente difícil para o mercado de restaurantes. 

Em diversos níveis, é muito mais vantajoso contar com um negócio já escalado a ter que iniciar seu próprio negócio desde o zero.

Mas isso não significa que negócios próprios não tenham potencial. Muito pelo contrário!

As franquias de delivery e restaurantes são ótimas opções para quem quer empreender, tem caixa para isso, mas não tem consegue analisar o mercado.

Por isso, reunimos aqui várias referências de empresas que trabalham nesse modelo para que você possa conhecê-las melhor e eventualmente até formar parcerias. 

Confira-as abaixo!

Conheça as melhores franquias de delivery

Para esta lista de melhores franquias de delivery, buscamos uma variedade de produtos comercializados, bem como empresas com diferentes históricos e valores de investimento inicial. 

Além disso, procuramos mesclar empresas que atuam também com lojas físicas e outras que operam exclusivamente por delivery, como no caso das dark kitchens. 

Outra tendência para o setor em 2022, as dark kitchens, ou “cozinhas fantasmas”, dispensas a loja física e podem operar até mesmo dentro de casa. 

Segundo a ABF, em 2021, 57,4% das franquias de alimentação adotaram o modelo de dark kitchen.

Os textos apresentados para cada empresa trazem informações a respeito dos aspectos acima mencionados, além de outros dados relevantes. 

E vale destacar que, em geral, o investimento em franquias de delivery é relativamente baixo, especialmente se comparado às franquias de restaurantes. 

Assim, sugerimos aprofundar as pesquisas sobre cada uma delas, conferindo também, por exemplo, detalhes sobre treinamentos e apoio que cada uma delas oferece aos franqueados. 

Para isso, disponibilizamos um link para o site da empresa onde, por padrão, há informações para interessados em tornar-se franqueados e canais para contato.

Vamos à lista!

1. Brasileirinho Delivery

Grande referência no delivery de comida típica no Brasil, o Brasileirinho Delivery tem 7 opções de cardápio somando mais de 40 sabores. 

São mais de 90 lojas espalhadas em 20 estados brasileiros, número alcançado em pouco menos de 10 anos de existência.

A empresa, que segue em crescimento, apresentou um faturamento total de 75 milhões de reais em 2020.

Para se tornar um franqueado, o investimento inicial parte 199 mil reais e a estimativa de retorno do investimento inicial varia entre 18 e 24 meses.

2. O Burguês

Desde que inaugurou sua primeira loja em 2017, O Burguês abriu mais de 60 novas lojas, tornando-se a maior franquia de delivery de hambúrgueres do Brasil. 

Está presente em 10 estados do país, além do Distrito Federal, e já vendeu mais de 2 milhões de hambúrgueres.

O investimento inicial para o franqueado é de 232 mil reais

No entanto, o faturamento médio mensal aproxima-se muito desse número, chegando a incríveis 220 mil reais. 

Assim, a estimativa de retorno do investimento não ultrapassa os 14 meses.

3. Sterna Café

Já pensou em trabalhar com franquias de delivery de café? 

Conheça então a Sterna Café

Fundada em 2015, a empresa possui mais de 54 unidades entre as modalidades loja, quiosque, carrinho, “to go” e a chamada “dark coffee” (modelo 100% delivery).

Com 3 selos de Excelência em Franchising da ABF, a empresa criou seus produtos após pesquisas em mais de 60 países ao redor do mundo. 

O investimento inicial é de cerca de 90 mil reais e a estimativa de retorno vai de 18 a 36 meses.

4. Home Sushi Home

Há pouco mais de 3 anos funcionando como franquia, a Home Sushi Home já está presente em diversas capitais brasileiras, além do DF. 

Desde que foi lançada, a marca paraibana tem foco no delivery de comida japonesa, qualidade dos produtos, respeito ao consumidor e excelência nos serviços.

O valor do investimento inicial parte de 140 mil reais e o payback estimado vai de 12 a 20 meses. 

Além disso, há vários outros fatores que diminuem os custos operacionais da HSH. 

Entre elas, a estrutura para poucos funcionários e a possibilidade de instalar a unidade em uma região menos valorizada comercialmente, reduzindo o valor do aluguel.

5. Rapchef

Com mais de 20 anos de experiência e 200 unidades no país, a Rapchef é especialista em delivery de pratos congelados. 

O cardápio traz especialidades regionais de 7 origens diferentes, incluindo carnes, massas, opções fit e vegetarianas, além de açaí.

O investimento inicial é de cerca de 10 mil reais e o faturamento médio mensal está em torno de 9 mil. Além disso, os parceiros da rede podem atuar em modalidade home based. 

Assim, a previsão de retorno do investimento inicial é de 12 meses.

6. N1 Chicken

Com mais de 300 unidades em todos os estados brasileiros, além de presente em Portugal, a N1 Chicken é referência em delivery de frango frito. 

Sendo uma pioneira no mercado de dark kitchens, tem uma operação simplificada e atua 100% no modelo de delivery.

Com baixo custo mensal e não demandando mais do que 3 funcionários, a Number One Chicken tem valor de investimento inicial em 155 mil reais

Já o faturamento médio mensal é de 150 mil, e a estimativa de retorno varia entre 9 e 16 meses.

7. Giraffas

Talvez seja um pouco inusitada a presença do Giraffas nesta lista de franquias de delivery, visto que se trata de uma rede conhecida de restaurantes. 

Mas o fato é que a pandemia afetou drasticamente a rede, que, assim, reorganizou seu cardápio e modo de atuação, passando a focar mais em sanduíches e delivery.

Recebendo o Selo de Excelência em Franchising desde 2003 e atendendo mais de 90 mil pessoas por dia, continua sendo um bom negócio. 

O Giraffas possui 4 modalidades de restaurantes, sendo que o Giraffas Burguer é o que possui o menor valor de investimento inicial: a partir de 420 mil reais.

Já o faturamento médio mensal fica em torno de 100 mil reais.

8. IceMellow Sorvetes e Cia

E que tal trabalhar com um delivery de alta rentabilidade e fácil gestão em uma operação sem cozinha, poucos funcionários e perdas insignificantes? 

Pois saiba que isso é possível com a IceMellow Sorvetes e Cia que, como o nome já diz, trabalha com sorvetes e outras sobremesas.

Com 25 anos de experiência, a IceMellow conta com 37 unidades em todo o país, um investimento inicial de 140 mil reais e estimativa de retorno que varia entre 12 e 36 meses. 

Já o faturamento médio vai dos 45 aos 65 mil reais por mês.

9. Los Mex

Quer trabalhar com cozinha mexicana com baixo valor de investimento e estimativa de retorno igualmente baixa? Então conheça a Los Mex, franquia com 36 unidades no país  entre as modalidades standard, express, container, food truck e delivery.

Esta última tem o menor valor de investimento inicial, partindo de 85 mil reais

O faturamento médio mensal é de cerca de 30 mil e a estimativa de retorno vai dos 6 aos 24 meses.

10. Dídio Pizza

Não poderíamos deixar faltar uma das maiores estrelas do delivery de alimentos na nossa lista: uma pizzaria! 

Dídio Pizza está nesse mercado há mais de 25 anos, com 28 unidades no país atuando 100% em modo delivery.

Você pode tornar-se um franqueado com um investimento inicial de 210 mil reais e 45 dias de treinamento. 

Mas se você já atuar no segmento e quiser apenas converter sua marca, o valor do investimento cai para 100 mil reais.

11. BR Fitness

Diante da procura crescente por alimentos saudáveis em todo o mundo, pode ser uma ótima ideia investir em uma rede como a BR Fitness

Inaugurada em 2018, já tem 11 unidades no país e oferece mais de 80 pratos super saudáveis a preços competitivos.

Com investimento inicial de 45 mil reais, tem o terceiro menor custo entre as nossas sugestões de franquias de delivery. 

Além disso, estima-se que o retorno do investimento seja de 12 a 24 meses. 

Se a ideia de “alimentos saudáveis” ainda não te convence a esta altura do campeonato, saiba que o faturamento anual da rede chega aos 30 bilhões de dólares.

12. Mineiro Delivery

Imagina o trem bom que é receber comida mineira em casa em embalagens do tipo box. 

Pois a Mineiro Delivery é pioneira no uso desse tipo de embalagens e já conta com mais de 100 unidades em todo o país.

Com um faturamento médio mensal em torno de 65 mil reais, a estimativa de tempo para o payback vai de 18 a 24 meses. E isso partindo de um investimento inicial mínimo de 98 mil reais

A franquia trabalha com lojas que também recebem clientes no local ou que atendem exclusivamente por delivery.

13. Calzoon Mini Calzones

Franquia presente em 26 estados do Brasil, a Calzoon Mini Calzones é uma ótima opção de fast food. 

Com mais de 100 unidades e chancelada pela ABF com um Selo de Excelência em Franchising, é especializada em mini calzones e sucos.

O investimento inicial parte de 220 mil reais e a estimativa de retorno vai de 24 a 36 meses. 

Já os modelos de negócio disponíveis são 3: shopping, express e loja.

14. Dulc’Croc

A microfranquia de cafés e cookies Dulc’Croc prefere até nem ser chamada de franquia, mas de parceria. 

Com modelos de loja física, quiosque e cookies delivery, já está presente em 7 cidades e 6 estados diferentes do país. 

Para a modalidade cookies delivery, o investimento inicial é de R$ 3.500 — de longe o mais baixo desta lista. 

Já a modalidade quiosque fica em torno de 60 mil, enquanto a loja demanda investimento a partir de 139 mil reais.

15. Spetto Carioca

Outra excelente opção para delivery de alimentos é trabalhar com espetinhos de churrasco e outros petiscos. 

Assim, vale muito a pena conhecer a Spetto Carioca, que soma dois selos de Excelência da ABF e mais de 30 unidades em 6 estados diferentes.

Com investimento inicial a partir de 230 mil reais, tem um faturamento superior à média do segmento de alimentação. 

Dessa forma, o tempo estimado para payback varia entre 24 e 36 meses.

16. China in Box

Uma das melhores franquias de delivery de comida chinesa no Brasil, o China in Box tem 20 anos de atuação e reconhecimento em todo o país. 

Além disso, acumula 19 selos consecutivos de Excelência em Franchising e ostenta o título de maior rede de delivery de comida chinesa da América Latina.

Embora o investimento inicial seja um pouco alto, no valor de 720 mil reais, tem um faturamento médio mensal em torno de 220 mil. 

Assim, estima-se que o retorno do investimento vá de 36 a 48 meses.

E depois de escolher entre as franquias de delivery? 

Muito bem, aqui você encontrou excelentes opções de franquias de delivery em diversos segmentos e já tem as informações necessárias para começar seu empreendimento. 

Mas e agora?

Para manter-se competitivo no mercado, é indispensável que você avance nos estudos e esteja sempre atento às novidades e discussões mais relevantes sobre o assunto.

Assim, convidamos você a conhecer o Meu Delivery Online e a acompanhar nosso blog para aprofundar seus conhecimentos quanto ao mercado de restaurantes e delivery.

Uma questão inevitável que eventualmente surgirá para você é se é mais vantajoso trabalhar com delivery direto/próprio ou através de marketplaces.

Clique no botão abaixo e entenda como faturar muito no delivery sem ter que pagar taxas sobre as suas vendas!

DELIVERY PRÓPRIO OU MARKETPLACE?


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia do seu negócio!

Tag do Post :

Compartilhe :