Conheça 15 franquias de restaurantes para colocar no radar se você quer em investir no setor em 2024 - My Food Site

My Food Site

Conheça 15 franquias de restaurantes para colocar no radar se você quer em investir no setor em 2024

Uma excelente forma de se posicionar no mercado sem precisar desenvolver sua própria marca e linhas de produtos é investir em franquias de restaurantes. Especialmente numa época de incertezas como as que temos experimentado com a pandemia de coronavírus, essa se mostra uma alternativa mais segura para enfrentar a crise do que inventar um negócio totalmente novo.

Uma excelente forma de se posicionar no mercado sem precisar desenvolver sua própria marca e linhas de produtos é investir em franquias de restaurantes.

Especialmente numa época de incertezas como as que temos experimentado com a pandemia de coronavírus, essa se mostra uma alternativa mais segura para enfrentar a crise do que inventar um negócio totalmente novo.

Regulamentada pela Lei 13.9966, de 26/12/2019, a franquia é um contrato sem vínculo empregatício que autoriza o(a) solicitante  a vender produtos de outra marca. 

Assim, você atua como empreendedor enquanto conta com o respaldo de uma empresa já consolidada.

Em geral, o investimento inicial para se tornar um franqueado tende ser maior que ao iniciar seu próprio negócio, mas os benefícios, como veremos, compensam. 

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias faturou 178,9 bilhões de reais entre o terceiro trimestre de 2020 e o segundo de 2021. 

Só por aí, já dá para ter uma boa ideia da grandeza do mercado de que você fará parte caso opte por ser um franqueado.

Portanto, reunimos aqui uma relação das 15 melhores franquias de restaurantes para investir em 2024, na intenção de ajudá-lo a encontrar sua opção ideal de negócios.

Para começar, porém, vejamos com um pouco mais de atenção as principais vantagens de se aderir a esse modelo de empreendimento.

VEJA TAMBÉM: COMO CRIAR UM CARDÁPIO DIGITAL PARA DELIVERY?

iFood Entrar

Benefícios de optar por franquias de restaurantes

Apresentamos aqui alguns dados e características gerais do sistema de franquias que também se aplicam ao caso específico das franquias de restaurantes. 

Afinal, ainda conforme dados da ABF, 15 das 50 maiores franquias do país são do setor de alimentação. Só entre as 5 primeiras posições, já podemos encontrar 3 redes do setor.

As vantagens de trabalhar com marcas consolidadas vão além do fato delas já possuírem público próprio e departamentos de publicidade e marketing já operantes.

Em geral, o suporte oferecido pelas franqueadoras é muito abrangente e detalhado, incluindo as diversas etapas de abertura do restaurante e processos de venda. 

Assim, desde a relação com fornecedores aos treinamentos para padronização dos produtos e da gestão, você terá uma empresa experiente lhe garantindo assistência e segurança.

Aliás, o fator segurança é central entre os benefícios de ser um franqueado

Ele está presente desde a existência de um contrato até os momentos de inovação e lançamentos de novos produtos — que normalmente envolvem muitos riscos. 

Enfim, boa parte dessa segurança reside no fato de você estar fazendo parte, então, de uma coletividade.

Além disso, ser um franqueado aumenta muito as chances de sucesso de um empreendimento. 

Conforme pesquisas do Sebrae a respeito da sobrevivência e mortalidade de empresas, o índice de sobrevivência de franqueadas é maior que o de não-franqueadas. 

Expressando em números, temos que 23% das empresas não-franqueadas recém-abertas fecham suas portas dentro de um período de 2 anos

Porém, quando falamos de empresas franqueadas, esse índice cai para apenas 5%, considerando-se o mesmo período de 2 anos.

Esses dados mostram o potencial das franquias de restaurantes, ainda que em cenários econômicos não tão promissores.

Por isso, hoje apresentamos uma relação com algumas das melhores franquias de restaurantes e as informações mais importantes sobre cada uma delas.

As melhores franquias de restaurantes para investir em 2024

Esta lista é diversificada e busca atender a diferentes interesses no que diz respeito ao tipo dos produtos comercializados, histórico das marcas e faixas de custos. 

Tais informações estarão devidamente assinaladas em cada opção apresentada.

Além disso, tivemos sempre em mente as tendências do mercado para 2024 e o potencial de cada empresa para crescimento e para o retorno financeiro.

Em cada opção, disponibilizamos também um link para o site da empresa, onde é possível conhecer mais sobre ela e sobre como tornar-se um franqueado. 

Em quase todos eles, você encontrará informações bem detalhadas do que a empresa oferece em termos de suporte para você abrir e operacionalizar uma unidade. 

Por fim, informamos ainda que, neste artigo, priorizamos os restaurantes que trabalham com um foco maior nas lojas físicas do que em delivery. 

Em breve, apresentaremos também opções específicas de franquias de delivery.

De todo modo, o delivery é um recurso indispensável para qualquer serviço de alimentos prontos. Portanto, não pode ser ignorado em nenhuma das alternativas a seguir.

1. Montana Grill

Grande referência no segmento do churrasco, o Montana Grill recebe o Selo de Excelência em Franchising da ABF desde 2004. 

Além disso, faz parte do Grupo HALIPAR, que está entre os 3 maiores grupos de franquias do país no setor alimentício.

Atualmente, conta com cerca de 100 unidades em 17 estados brasileiros. 

investimento inicial para ser um franqueado parte de 455 mil reais, e o faturamento médio mensal gira em torno de 150 mil.

2. Gendai Japanese Fast Food

Associado à ABF desde 1996, o Gendai Japanese Fast Food tem 60 unidades em 8 estados diferentes e encontra-se ainda em plena expansão. 

Com foco em preços acessíveis e agilidade no atendimento, é uma das melhores opções em franquias de restaurantes japoneses.

O investimento inicial necessário gira em torno de 540 mil reais, e espera-se que o franqueado esteja presente em períodos de maior movimento na loja. 

No entanto, não é necessário que o empreendedor tenha alguma experiência prévia no ramo.

3. Dona Nuvem

Franquia de sorvetes bem recente, ainda com poucas unidades em operação, mas com imenso potencial, o Dona Nuvem também não exige experiência para tornar-se franqueado. 

Sua proposta é oferecer entretenimento aos clientes, mesclando sorvete e algodão-doce e oferecendo assim uma experiência lúdica para crianças e adultos.

O investimento inicial varia entre 200 a 350 mil reais

No entanto, o prazo de retorno é de 24 meses, com faturamento mensal ficando na casa dos 40 a 50 mil reais.

4. Vivenda do Camarão

Focado tanto em qualidade quanto em manter os preços acessíveis, o Vivenda do Camarão tem mais de 150 lojas de sucesso no Brasil. 

Além disso, está presente também em Portugal e no Paraguai, comercializando camarões de qualidade, sem conservantes, cultivados em fazendas especializadas.

O valor inicial para tornar-se um franqueado é de 60 mil reais. Dessa forma, trata-se de uma das opções mais baratas e com melhor custo-benefício em nossa lista!

5. Empório Mineiro Cheirin Bão

Que tal investir em uma franquia de cafés bem brasileira? 

Pois saiba que a franquia Empório Mineiro Cheirin Bão já está levando café e outros produtos típicos de Minas Gerais para vários estados do país.

São mais de 230 unidades em menos de 10 anos de existência! 

Então, se quiser fazer parte dessa onda crescente, pode tornar-se um franqueado com investimento inicial de cerca de 130 mil reais.

6. Tico’s Burger

Mais uma empresa recente e em franco processo de expansão, o Tico’s Burger vem se tornando uma grande referência em hambúrgueres artesanais. 

Com origem no interior de São Paulo, desde 2016 como franqueadora, conta com 15 lojas nas modalidades franquia para shopping e restaurante de rua. 

O investimento inicial parte de 350 mil reais, mas o faturamento médio mensal ronda a casa dos 150 mil. 

Assim, é mais uma excelente opção considerando-se a relação de custo-benefício.

7. 10 Pastéis

Prestes a inaugurar sua centésima loja no Brasil, a 10 Pastéis é certamente um fenômeno da pastelaria. Com origem em Curitiba, atualmente está presente em 18 estados do país, além do Distrito Federal.

Com investimento inicial de cerca de 120 mil reais e isenção de taxa de franquia na renovação do contrato, é mais uma alternativa bem atraente. 

Além de tudo, a 10 Pastéis ostenta o título de maior franquia de pastéis do mundo.

8. Bubble Mix Tea

Pioneira do segmento no Brasil, a Bubble Mix Tea serve uma exótica bebida taiwanesa chamada Bubble Tea. 

Trata-se de uma mistura de chás, café ou extratos de frutas com ingredientes sólidos como pérolas de tapioca, jellys e poppings. 

Se você não as conhece, as “poppings” são pequenas bolhas de néctar de frutas que explodem na boca, liberando seu conteúdo como uma “explosão de sabor”.

Ideal para quiosques em centros comerciais, a marca já possui 61 unidades espalhadas pelo Brasil e recebeu da ABF um Selo de Excelência em Franchising. 

A estimativa de investimento inicial para tornar-se um franqueado parte de 137 mil reais.

9. Fábrica di Chocolate

Outra franquia ideal para quiosques em centros comerciais, com o conceito incrível de fast-food de fondue, é a Fábrica di Chocolate, que tem selo de Franquia Internacional. 

Com mais de 80 unidades espalhadas pelo Brasil e também em Portugal, é uma das melhores apostas em franquias de chocolates.

Além disso, tem também uma ótima relação de custo-benefício. O investimento inicial parte de 150 mil reais, e o faturamento médio mensal é de 35 mil. 

Já a estimativa de retorno do investimento varia entre 12 e 24 meses.

10. Spoleto

A maior rede de culinária italiana do Brasil, a Spoleto acumula 17 selos de Excelência em Franchising e um total de 327 unidades no país. 

Só para se ter uma ideia, cada franqueado recebe cerca de 3.600 pedidos por mês!

Para fazer parte dessa rede, o investimento inicial parte de 525 mil reais

O faturamento mensal fica em uma média de 135 mil reais, e a estimativa de retorno vai de 36 a 40 meses.

11. Monster Dog

Pensando em trabalhar com uma franquia de comida rápida de rua, mas prezando pela qualidade? 

Então você precisa conhecer a Monster Dog, que em pouco mais de 5 anos já ultrapassou a marca de 60 unidades no Sudeste brasileiro. 

Além dos hot-dogs, o cardápio conta ainda com hambúrgueres e outros salgados, como pão de queijo. O investimento inicial para tornar-se um franqueado está na base dos 130 mil reais.

12. Fast Açaí

Entre as melhores franquias de restaurantes com produtos naturais e de alimentação saudável, está a goiana Fast Açaí

Com mais de 200 unidades em diversos estados brasileiros e no exterior, a franquia é referência em produtos à base de açaí e cupuaçu.  

Iniciando com cerca de 71 mil reais, a Fast Açaí tem um dos menores investimentos iniciais da nossa lista.

Além disso, com um faturamento médio mensal de 30 a 35 mil reais, a estimativa de retorno não ultrapassa os 24 meses.

13. Divino Fogão

Se estiver em busca de franquias de restaurantes com buffets de comidas típicas regionais, precisa conhecer o Divino Fogão

Acumulando diversos prêmios em seus quase 20 anos como franquia, o restaurante conta com 193 unidades em todas as regiões do Brasil.

O investimento inicial parte de 700 mil reais e a estimativa de retorno é de 36 meses. 

Por oferecer a opção de Dark Kitchen, acaba sendo também uma alternativa excelente entre as franquias de delivery. 

Além disso, neste caso, o investimento inicial é de apenas 8 mil reais, mais taxa especial, equipe e local existente.

Se você ainda não conhece o conceito de Dark Kitchen, precisa conhecer as tendências do mercado de bares e restaurantes para 2024.

Falamos das Dark Kitchens na 6ª tendência. Porém, vale a pena conhecer tudo o que este mercado lhe reserva para este ano!

Clique no botão abaixo para entender esse conceito e conhecer as tendências para 2024!

TENDÊNCIAS DO MERCADO DE BARES E RESTAURANTES EM 2022

14. Fábrica de Bolo Vó Alzira

Quer conhecer a franquia de bolos que mais cresce no país e ainda tem um dos menores investimentos iniciais do segmento? 

Pois conheça a Fábrica de Bolo Vó Alzira, presente em 70 cidades do país e com mais de 300 lojas.

Com um faturamento médio mensal de cerca de 40 mil reais, esta é certamente a alternativa em nossa lista com a melhor relação de custo-benefício.

Afinal, o investimento inicial parte de apenas 75 mil reais

15. Subway

Sendo a franquia com o maior número de unidades em nossa lista, provavelmente você já conhece o Subway

Presente em 104 países, a rede conta com mais de 1860 unidades no Brasil. 

É a franquia com maior número de unidades e com o maior número de localidades atendidas entre todas as redes de fast-food.

O investimento inicial é de cerca de 340 mil reais e a operação não envolve cozinha. 

Acaba sendo uma alternativa atraente, já que, conforme dados da empresa, 70% dos franqueados costumam investir em mais de uma unidade.

E aí, qual dessas franquias de restaurantes vale o seu investimento?

Agora que você conhece as vantagens de ser um franqueado e reuniu boas indicações de franquias de restaurantes, já pode colocar as mãos à obra!

Lembrando ainda que há um bom volume de estudos a serem feitos antes de concretizar seu projeto, a começar pelas leis que regulamentam o setor

Você pode começar pela lei que dispõe sobre o sistema de franquias.

Além disso, é sempre bom estar atento às novidades e discussões de assuntos relacionados ao mercado de restaurantes e deliverys, se você quiser se manter competitivo.

Aliás, como também já dissemos, atualmente é indispensável conhecer também os sistemas de delivery e saber como trabalhar com eles.

Para todas essas questões, o Meu Delivery Online pode oferecer um suporte especializado, desde os serviços oferecidos pela plataforma às discussões apresentadas em nosso blog.

Assim, sugerimos agora que você se informe quanto à RDC 216, que regulamenta as práticas do setor alimentício de modo geral.

Basta clicar no botão abaixo para acessar nosso artigo sobre o tema!

TUDO SOBRE A RDC 216

iFood: Entrar, Cadastro de Restaurantes em 2024.


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia do seu negócio!

Tag do Post :

Compartilhe :