Se você está querendo saber mais sobre como funciona o iFood para Restaurante, este nosso conteúdo vai lhe ajudar.
Hoje, ao longo deste nosso guia completo, iremos te mostrar como cadastrar o seu restaurante no iFood, se vale ou não a pena e como a plataforma funciona na prática.
Por isso, fique conosco até o final.
Agora, vamos ao conteúdo!
Como funciona o iFood para Restaurante?
Primeiro, é importante explicarmos mais o que é o iFood, especialmente para aqueles que ainda não conhecem.
O iFood é uma plataforma online que conecta restaurantes a clientes, permitindo que os estabelecimentos recebam pedidos e realizem entregas de forma prática e eficiente.
Hoje em dia, mesmo que você não seja dono de um restaurante, é quase impossível você nunca ter ouvido falar no iFood para Restaurante.
Cada vez mais, vemos o aplicativo em propagandas ou até mesmo nas ruas, com motoqueiros fazendo entregas. É realmente muito difícil nunca ter visto o iFood.
Falando melhor sobre o iFood para Restaurante, para começar a utilizar o iFood, você precisa realizar o cadastro no site oficial da plataforma, fornecendo informações como nome, CNPJ, endereço, horário de funcionamento e cardápio. Essas são informações cruciais no momento de cadastro.
Mas, não se preocupe. Mais para frente, lhe mostraremos em passo a passo como funciona essa questão do cadastro no iFood para Restaurante. Agora, só mostraremos no quesito teórico.
Após o cadastro, o iFood disponibiliza um sistema de gerenciamento de pedidos, o qual o restaurante pode acessar através de um computador ou pelo seu celular.
Quando um cliente realiza um pedido pelo aplicativo, o restaurante recebe uma notificação em tempo real, contendo detalhes como os itens solicitados, o valor total do pedido e o endereço de entrega.
É assim que funcionam os pedidos dentro do app.
Funcionamento do iFood para Restaurante no Aplicativo
A partir desse momento, o restaurante deve preparar o pedido e, em seguida, confirmar no sistema que o mesmo está pronto para ser retirado.
Caso o restaurante opte por utilizar o serviço de entrega do iFood, um entregador parceiro da plataforma será acionado para recolher o pedido e levá-lo até o endereço do cliente.
Se o estabelecimento possuir equipe própria de entrega, será responsável por realizar esse processo. Um ponto importante que todo restaurante tem que entender no iFood é que existem duas formas de você entregar o pedido.
Ou você faz a entrega com entregadores próprios – no caso, entregadores que são contratados pelo seu estabelecimento. Ou você pode fazer a entrega pelo próprio iFood. No caso desta segunda opção, tem um custo maior e, consequentemente, pode ser que não compense muito para o seu restaurante.
Mais a diante iremos falar melhor sobre os pontos positivos e negativos de cada uma dessas opções.
Aplicativo do iFood para Restaurantes
Falando melhor sobre o aplicativo, uma das grandes vantagens do iFood para os restaurantes é a exposição a um público mais amplo. A plataforma conta com milhões de usuários ativos, o que pode auxiliar os estabelecimentos a conquistarem novos clientes e aumentarem suas vendas.
Além disso, o iFood oferece suporte aos restaurantes parceiros, disponibilizando materiais de marketing, promovendo ações promocionais e oferecendo orientações para otimizar as vendas.
Contudo, como te mostraremos logo a seguir, ao falar sobre o MyFoodSite, você verá que ainda sim o iFood não é a única opção boa para aumentar as vendas do seu restaurante. Na verdade, ele é só uma das vertentes que você pode investir para conseguir impulsionar as vendas.
Na prática, um ponto que pesa bastante é que o iFood implica em custos para o restaurante.
Como já adiantamos, a plataforma cobra uma taxa de comissão sobre cada pedido realizado, que pode variar de acordo com os planos escolhidos.
Existem diferentes planos disponíveis, com taxas e benefícios distintos, então esse é um ponto que você deverá analisar com calma antes de cadastrar o seu restaurante no iFood.
Entendendo todos esses pontos, se você vem buscando por iFood para Restaurante, é importante que você conheça mais sobre a nossa solução aqui da MyFoodSite:
MyFoodSite: Melhor Solução para Restaurantes Venderem Mais
Se você é proprietário de um restaurante e está buscando uma alternativa ao iFood para aumentar suas vendas online, a MyFoodSite é a solução ideal.
Com a nossa plataforma, você pode criar um site e aplicativo personalizados para o seu negócio, sem precisar pagar as altas comissões cobradas pelo iFood para Restaurante que podem chegar a até 27% do valor de cada pedido.
Entre as nossas principais vantagens, temos o fato de que não pegamos nenhuma parte das suas vendas – diferente de outras plataformas, como o iFood, por exemplo.
Nesse caso, usando o seu próprio site e app, criado por nós, você não paga nenhuma comissão sobre as vendas. Todo o lucro fica com o seu restaurante.
Controle total do seu Restaurante
Uma outra questão que faz diferença é que você tem total controle sobre o visual do seu site, cardápio, promoções e comunicação com os clientes. Não fica refém das regras e limitações do iFood para Restaurante ou de outros aplicativos para estabelecimentos.
Ter controle total da sua parte visual é algo que lhe dará mais liberdade para conseguir organizar o seu restaurante como você preferir.
Um ponto que faz muita diferença nas vendas é o acesso ao contato dos clientes. Isso você não tem em nenhum outro aplicativo para restaurantes, mas acaba tendo ao usar o MyFoodSite e ter o seu app ou site criado pela nossa equipe.
Com o MyFoodSite, você tem acesso a informações completas dos seus clientes, o que permite que você crie um relacionamento e um contato com eles, o que com certeza aumentará a sua taxa de fidelização de clientes e o seu número de vendas.
Chegando ao final, temos a questão da presença no Google, que por si só faz muita diferença nas suas vendas.
Ranqueamento do seu Restaurante no Google
Talvez você não saiba, mas 92% das buscas por restaurantes passam pelo Google. Desse modo, tendo seu próprio site, você pode atrair até 10 vezes mais clientes e ter uma presença mais forte no mecanismo de busca mais usado do mundo.
Hoje, se você procurar o nome do seu restaurante no Google, talvez o máximo que apareça é o perfil dele em uma rede social.
Agora, com o seu site feito pela equipe do MyFoodSite, ao digitar o nome do seu restaurante no Google, o cliente entrará no site, terá acesso ao menu e poderá fazer o seu pedido – tudo isso de forma prática e intuitiva.
Somado a tudo isso, temos várias outras tecnologias e soluções que foram criadas para impulsionar as vendas e aumentar a presença do seu restaurante.
Entre elas, podemos citar as notificação de status dos pedidos em tempo real para os clientes, integração com WhatsApp e chat, área de membros, gestão de entregadores e muito mais.
Centenas de restaurantes em todo o Brasil já estão usando e aprovando o MyFoodSite. A plataforma conta com uma equipe especializada em delivery, com mais de 10 anos de experiência. Além disso, disponibiliza planos acessíveis e a possibilidade de testar gratuitamente.
Portanto, se você quer se libertar das altas taxas do iFood, ter mais autonomia nas vendas online e atrair mais clientes, experimente criar sua loja virtual com o MyFoodSite.
Para falar com a nossa equipe e entender mais como as nossas soluções funcionam, basta clicar no botão abaixo:
Principais Benefícios do iFood para Restaurante
Apesar das altas comissões cobradas, ter seu restaurante presente no iFood pode trazer alguns benefícios. Com isso, como já bem destacamos, é importantíssimo que você comece entendendo quais são os principais benefícios de usar o iFood para Restaurante.
É essencial que você analise esses benefícios para, mais para frente, você conseguir ver quais são as desvantagens também.
De tal modo que você consiga fazer uma comparação entre as vantagens e desvantagens, vendo se faz ou não sentido usar essa plataforma.
Logo, ao falar dos benefícios do iFood para Restaurante, podemos contar com três principais vantagens.
Alcance de novos clientes
Começando, como bem adiantamos lá no início, o iFood é um aplicativo que tem um alcance muito relevante aqui no Brasil, o que acaba fazendo com que o seu restaurante ganhe muita visibilidade.
É importante que você saiba que o iFood é uma das maiores plataformas de delivery do Brasil, com milhões de usuários ativos.
Dessa forma, ao cadastrar seu restaurante no app, você tem a oportunidade de alcançar uma grande base de potenciais clientes que já estão familiarizados com a plataforma e buscam por opções de delivery.
Quando as pessoas já são acostumadas a usar o iFood para Restaurante, acaba que elas tem uma barreira muito menor para fazer um pedido. Elas já conhecem o aplicativo, sabem que ele é seguro, às vezes já tem até o cartão cadastrado no app.
Logo, se o seu restaurante tiver uma boa avaliação, boas fotos e preços que atraem esses clientes, eles irão pedir literalmente com alguns cliques. Tudo isso pode fazer com que o seu restaurante, independente do tamanho, já consiga começar a tracionar no número de vendas.
Portanto, estar presente no iFood pode ajudar a aumentar a visibilidade do seu restaurante e atrair novos clientes que, de outra forma, poderiam não conhecer o seu restaurante.
Facilidade de Uso do iFood para Restaurante
Uma outra questão que temos que levar em conta é que o iFood para Restaurante é muito fácil de usar – tanto para você, dono do restaurante, quanto para os clientes.
Falando do ponto de vista do dono do restaurante, vemos que é extremamente simples de você começar a vender usando esse aplicativo.
Nesse caso, o processo de cadastro e configuração do seu cardápio é simples, e a gestão dos pedidos pode ser feita através do portal do parceiro ou do aplicativo separador de pedidos.
Então realmente a tecnologia e as soluções do iFood já estão prontas e totalmente validadas, então a tendência é que rapidamente você aprenda a usar o aplicativo, mesmo que nunca tenha utilizado antes.
Os clientes, por sua vez, já estão acostumados com a interface do iFood e podem fazer pedidos de forma rápida e conveniente. Como já falamos na vantagem anterior, isso faz com que as chances deles comprarem sejam muito altas.
Zero Custos Fixos
Ao usar o iFood você não precisa se preocupar com custos fixos. Como vamos ver mais para frente, as taxas variáveis, no caso, sobre as vendas, são bem altas. Contudo, de forma fixa, você não pagará nenhuma taxa específica.
Vale lembrar que isso serve para a data em que estamos produzindo este guia completo. A depender do momento em que você estiver lendo, pode ser que o iFood para Restaurante tenha sim algum custo fixo.
Falando mais sobre o aplicativo, vemos que, sem cobrar nenhuma taxa fixa, o iFood para Restaurante oferece toda a infraestrutura necessária para processar os pedidos e, no caso do plano de entrega, até mesmo gerenciar as entregas para você.
Isso pode ser vantajoso para restaurantes que estão começando e ainda não têm condições de investir em uma estrutura própria de delivery.
Contudo, é importante que você tenha em mente que, mesmo que o seu restaurante esteja no começo, é possível criar um site ou aplicativo usando a nossa tecnologia aqui do MyFoodSite.
Porém, se ainda sim você não quer ter nenhum custo fixo, você pode acabar optando pelo iFood mesmo.
O único ponto que você precisará tomar cuidado é com as altas comissões cobradas pelo iFood podem impactar significativamente a rentabilidade do seu restaurante a longo prazo. Então, não tem nenhum problema em você começar usando o iFood.
Mas, se o seu restaurante tem um tamanho e fluxo de vendas maior, não faz sentido em continuar usando o iFood para Restaurante.
É bem melhor que você o quanto antes monte o seu site ou app aqui com a nossa tecnologia do MyFoodSite.
Desvantagens do iFood para Restaurante
Embora o iFood ofereça benefícios como alcance de novos clientes, facilidade de uso e zero custos fixos, há também desvantagens significativas que os restaurantes devem considerar antes de depender exclusivamente dessa plataforma.
Além de todas as desvantagens que já destacamos até agora, é crucial que você analise com muita, muita cautela cada uma dessas desvantagens. Especialmente a questão das taxas, você notará que isso vai acabar influenciando fortemente no seu lucro ao final do mês.
Sendo assim, entre as desvantagens, podemos destacar duas principais desvantagens:
Altas Taxas
Uma das maiores desvantagens do iFood para Restaurante são as altas comissões cobradas pela plataforma, que podem variar de 12% a 27% sobre o valor de cada pedido.
Essas taxas elevadas vão impactar significativamente a lucratividade do seu restaurante, especialmente se o iFood se tornar o seu principal canal de vendas online.
Quando você depende exclusivamente do iFood e não tem uma margem tão boa, essas taxas podem acabar com a lucratividade do seu restaurante. Esses cálculos de taxa devem estar totalmente ligados na hora de você decidir se irá usar o iFood ou não.
É comum vermos restaurantes que estão começando não conseguindo fazer essa conta e, muitas vezes, perdendo dinheiro ao vender pelo iFood. Então, calcule bem para saber o quanto essas taxas irão impactar na sua lucratividade e, desse modo, você consegue ver se valerá a pena ou não.
Além disso, as comissões do iFood são cobradas sobre o valor total do pedido, incluindo taxas de entrega e embalagens, o que reduz ainda mais a margem de lucro do restaurante. Leve isso em consideração também.
Dependência com o iFood para Restaurante
Saindo do âmbito das taxas do iFood, ao pensar em colocar o seu restaurante nessa plataforma, tenha em mente que você não deverá ficar dependente somente dela.
Ao investir tempo para construir sua presença no iFood, o seu negócio acaba correndo o risco de ficar excessivamente dependentes da plataforma. Isso pode acabar trazendo diversos problemas para a lucratividade e o longo prazo do seu restaurante.
Como nós sempre falamos aqui no MyFoodSite: quando você foca somente no iFood para fazer as suas vendas, você acaba construindo o seu negócio em um terreno alugado.
Caso aconteça alguma mudança nas políticas ou algoritmos do iFood para Restaurante, o seu estabelecimento fica dependente e pode ser afetado. Imagine que, por alguma mudança ou alteração, acaba que o seu restaurante começa a aparecer somente no final da lista de restaurantes. Dessa forma, com certeza as suas vendas acabariam sendo fortemente impactadas.
Risco em vender somente em uma plataforma
É claro que isso não é algo muito provável, especialmente se você estiver trabalhando para conseguir ter boas avaliações, mas é possível de acontecer.
Então, para evitar esses riscos, não fique dependente somente do iFood. Utilize o iFood como canal de vendas, mas também tenha seu próprio site e aplicativos – dessa forma, você consegue vender por diferentes plataformas, sem se tornar dependente de nenhuma delas.
Um último ponto a ser ressaltado é que os restaurantes que vendem somente pelo iFood acabam tendo pouco controle na parte de comunicação com os clientes e pós-venda, já que o relacionamento principal é entre o cliente e a plataforma do iFood para Restaurante.
Isso faz com que você não consiga vender novamente para aquele cliente que é mais propício a comprar com você. No caso, aquele que já comprou pela primeira vez.
Sabendo disso, ao depender principalmente do iFood para Restaurante, os estabelecimentos perdem a oportunidade de construir uma base de clientes fiel e um canal de comunicação direto com eles.
Portanto, o que sugerimos é que você primeiro analise essas vantagens e desvantagens e depois veja se faz ou não sentido ter o seu restaurante no iFood.
Como se cadastrar no iFood para Restaurante?
Se você decidiu cadastrar seu restaurante no iFood, apesar das desvantagens mencionadas antes, vamos ver o passo a passo de como cadastrar o seu restaurante na plataforma.
Vale lembrar que esse cadastro é muito simples e não tem segredo. Se você seguir o passo a passo, conseguirá rapidamente ter o seu restaurante na plataforma.
Um dos únicos pontos que devemos lhe lembrar é que essas regras e passos de cadastro podem acabar mudando.
Portanto, lembre-se de conferir bem essas informações a depender do momento em que você está, para qualquer dúvida que você tenha, acesse o Site Oficial do iFood.
Criando a sua conta no iFood para Restaurante
A primeira coisa que você tem que fazer ao buscar por iFood para Restaurantes é entrar no site oficial do iFood.
Lembre-se que o site que estamos falando não é o mesmo daquele que você usa para fazer pedidos como cliente. No caso, para restaurantes, você tem que ir no Portal iFood para Restaurante – esse é o site que você usará para cadastrar o seu restaurante.
Acessando o site oficial, no campo superior, você notará que há uma opção de “Cadastre sua Loja”. Clique nessa opção.
Assim que você selecionar essa opção, você precisará preencher com três informações iniciais: Nome, E-mail e Número de Telefone.
Nesse processo de cadastro, tome muito cuidado para sempre confirmar se as informações estão certas ou não. Posteriormente, assim que você terminar de preencher essas informações iniciais, você deverá colocar o endereço do seu estabelecimento.
Aqui, é essencial que você deixe o endereço do seu restaurante o mais completo possível, com número, ponto de referência… tudo que estiver pedindo.
Após isso, o iFood para Restaurante pedirá o nome completo do responsável pelo estabelecimento e o CPF dele. A partir daí, você vai preenchendo com as suas informações e aquilo que a plataforma pedir.
Esse processo para cadastrar o seu restaurante no iFood acaba sendo muito prático e, em alguns minutos, estará pronto.
Configurando e confirmando documentos
Ao pensar em colocar o seu estabelecimento no iFood para Restaurante, é importante que você tenha em mãos todos os documentos que são necessários nesse processo.
Vale lembrar que cadastrar o seu estabelecimento em uma plataforma grande, como o iFood, é algo muito sério.
Por isso, ele é feito em várias etapas, de modo que a plataforma consiga realmente verificar a veracidade e a segurança dos eu estabelecimento.
Hoje em dia, os principais documentos que o iFood para Restaurante pede para os restaurantes são:
- CNPJ;
- Conta Bancária vinculada ao seu CNPJ;
Nesse caso, são duas informações bem simples, mas que são suficientes para você começar a vender.
Caso o seu restaurante ainda não tenha um CNPJ, no caso, ainda não seja uma empresa, é importante atentar-se a isso para conseguir colocar ele no iFood.
Organizando Cardápio no iFood para Restaurante
Como última etapa, com a aprovação do seu cadastro, chegou a hora de configurar o seu cardápio no iFood para Restaurante. Aqui vai uma sugestão de como você poderá configurar e organizar o seu cardápio:
Ao pensar em cardápio para o iFood, você deverá ter em mente que ele é algo que faz total diferença nas vendas do seu restaurante.
Se o cardápio estiver mal feito, com péssimas fotos ou de forma desorganizada, a tendência é que o seu restaurante não consiga vender bem.
Portanto, para organizá-lo, clique em “Cardápio”.
Começando a ajustar o seu cardápio no iFood para Restaurante, adicione as categorias de produtos do seu restaurante (ex: entradas, pratos principais, sobremesas, bebidas). Dentro de cada categoria, coloque os itens do seu cardápio, incluindo nome, descrição, preço e fotos dos pratos.
iFood para Restaurante: Categorias, Fotos e Descrições
Vale ressaltar que, quanto mais bem feitas as fotos, maiores as chances do seu restaurante se destacar e acabar vendendo mais.
Junto a isso, caso seja necessário, configure também informações adicionais para cada prato do restaurante.
Antes de salvar, sugerimos que você revise todo o cardápio e faça os ajustes necessários antes de publicar.
Após concluir essas etapas, seu restaurante estará pronto para começar a vender pelo iFood para Restaurante.
Começando a vender, é importante não se esquecer de acompanhar regularmente o portal do parceiro para gerenciar pedidos, atualizar o cardápio e acessar relatórios de vendas.
Como o MyFoodSite pode Ajudar o Seu Restaurante a Vender Mais
Agora que você já sabe tudo sobre o iFood para Restaurante, nós do MyFoodSite queremos te mostrar como podemos te ajudar a conseguir vender mais – sem que você dependa somente do iFood.
Como um Site pode Ajudar um Restaurante a Vender Mais?
A primeira grande solução que disponibilizamos são os sites para restaurantes.
Ter um site próprio pode ser uma das melhores ferramentas para aumentar as vendas de um restaurante, especialmente no cenário atual, em que cada vez mais pessoas buscam por opções de delivery.
Nesse caso, além do iFood para Restaurante, que é a plataforma que tanto citamos, grande parte das buscas são feitas no Google – que torna necessário que você tenha um site para conseguir começar a vender.
Desse modo, um site bem estruturado e otimizado vai ajudar o seu restaurante a se destacar da concorrência, atrair novos clientes e fidelizar os já existentes. Além de fortalecer todo o branding e acabar sendo um canal de vendas com grande potencial.
Falamos isso porque, primeiro, um site permite que o seu restaurante tenha maior visibilidade online.
Com um site criado aqui pela MyFoodSite, o seu estabelecimento pode aparecer nos resultados de pesquisa do Google quando potenciais clientes buscarem por opções de delivery ou restaurantes na sua região. Isso aumenta significativamente as chances de atrair novos clientes que ainda não conhecem o seu negócio.
Imagine que você tem um site criado pela nossa equipe e que ele já começou a ranquear no Google para a palavra-chave “pizzaria em campinas”.
Logo, quando um potencial cliente pesquisar por isso, é o seu restaurante que vai acabar aparecendo. O que aumentará muito as suas vendas.
Além disso, um site oferece uma plataforma para você apresentar de forma mais profissional e detalhada o seu cardápio.
Com fotos de alta qualidade dos pratos e descrições bem feitas, você pode acabar fazendo muitas vendas por meio do seu site. Um cardápio online bem organizado e fácil de navegar também melhora a experiência do usuário e aumenta as chances de conversão.
Outro benefício de ter um site próprio é a possibilidade de implementar um sistema de pedidos online integrado. Dessa forma, os clientes podem fazer seus pedidos diretamente pelo site, sem precisar usar aplicativos de terceiros, como o iFood para Restaurante.
Isso não apenas oferece mais conveniência para os clientes, mas também permite que o seu restaurante tenha mais controle sobre o processo de vendas e evite as altas comissões cobradas por plataformas de delivery, que foi o que tanto falamos nas desvantagens.
Por fim, quando você tem um site do seu restaurante, você acaba conseguindo ter mais informações e controle do seu público.
Com algumas estratégias de marketing da forma certa, é possível até mesmo configurar anúncios online para que o seu restaurante apareça para pessoas que já viram o seu site, logo, que tem mais potencial para comprar.
Como um App pode Ajudar um Restaurante a Vender Mais?
Ter seu próprio aplicativo personalizado criado aqui pelo MyFoodSite é a forma mais eficiente para um restaurante aumentar as vendas online, fidelizar clientes e evitar as altas taxas cobradas por aplicativos como o iFood para Restaurante.
Em muitos casos, ter o aplicativo será mais eficiente até mesmo que o site, tendo em vista que ele estará direto no celular do seu potencial cliente, podendo ter uma altíssima recorrência.
O app do seu restaurante vai te permitir que você tenha um canal exclusivo de vendas, direcionando seus clientes para fazer pedidos pelo seu próprio aplicativo, sem precisar pagar comissões a terceiros.
Sendo assim, dentro do app, você pode oferecer benefícios e promoções exclusivas para incentivar o uso. Por exemplo, descontos especiais, frete grátis, cashback e brindes na primeira compra pelo app.
Essas ações ajudam a conquistar novos usuários e fazer com que eles comecem a comprar no seu restaurante. Depois que ele compra a primeira vez, caso goste, as chances de recompra são altíssimas. Essa é uma das principais vantagens de ter o seu próprio app.
Outra vantagem é que o app permite coletar dados sobre seus clientes para criar campanhas de marketing. Essa é uma questão um pouco mais técnica, mas é importante que você entenda que, com um aplicativo, é possível saber sobre o comportamento dos seus clientes.
Como exemplo, vamos imaginar que você conseguiu dividir os seus clientes em dois grupos: Pizza e Hambúrger.
Dessa forma, com um aplicativo, você consegue mandar notificações dando um voucher de desconto para pedidos de pizza, mas somente para aquele grupo de usuários que tem esse perfil de comprar mais este prato.
Já os que costumam pedir hamburger, acabam recebendo notificação com desconto para pedidos de lanches, por exemplo.
Essas estratégias de marketing mais avançadas, onde exige que você entenda o comportamento dos usuários, pode gerar muita receita para o seu restaurante. Para fazê-la, o primeiro passo é ter o seu aplicativo criado.
Além disso, o app desenvolvido pela MyFoodSite possui recursos como pagamento online integrado, notificações em tempo real sobre o pedido, chat com o restaurante e avaliação dos pratos. Tudo para proporcionar a melhor experiência ao cliente e incentivar novos pedidos.