Entenda como o marketing de indicação pode fazer seu delivery crescer mais rápido - My Food Site

My Food Site

Entenda como o marketing de indicação pode fazer seu delivery crescer mais rápido

Após conhecer o marketing de indicação e provar seus resultados, você provavelmente desejará tê-lo colocado em prática antes. Independentemente do segmento em que você trabalhe, do porte ou do tempo de atuação da empresa, esse é exatamente o tipo de estratégia que pode alavancar seus negócios.

Após conhecer o marketing de indicação e provar seus resultados, você provavelmente desejará tê-lo colocado em prática antes.

Independentemente do segmento em que você trabalhe, do porte ou do tempo de atuação da empresa, esse é exatamente o tipo de estratégia que pode alavancar seus negócios.

Certamente, você já ouviu bastante sobre o poder da propaganda boca a boca, e há grandes chances até de que já tenha se beneficiado dela.

Quando nos colocamos no lugar dos consumidores, fica mais fácil de entender essa força. 

Geralmente, damos mais atenção e somos até mais tolerantes com empresas ou serviços que nos foram indicados por alguém de confiança.

Inclusive, uma pesquisa da Nilsen demonstrou que 92% dos consumidores confiam mais nas indicações de pessoas próximas do que em qualquer outro tipo de propaganda.

Assim, contar com uma boa divulgação boca a boca é um privilégio que todo empreendedor gostaria de ter. 

O problema é que muitos donos e gerentes de restaurantes acreditam que isso só acontece de forma espontânea e sem nenhuma possibilidade de controle por parte deles. Mas estão enganados!

É exatamente aqui que entra o marketing de indicação.

O que é marketing de indicação?

O marketing de indicação é um conjunto de estratégias e ações que promovem o boca a boca entre seus clientes, parceiros, funcionários entre outros. Também é chamado pela expressão em inglês referral marketing ou pela tradução dela: marketing de referência.

Basicamente, é uma maneira de não deixar o boca a boca ao acaso, apropriando-se dele como uma estratégia sua,ou até mesmo uma forma de dar aquele “empurrãozinho” para que ele aconteça.

Segundo uma pesquisa da Referral Candy, 89% dos clientes satisfeitos mostram-se dispostos a indicar, mas somente 29% deles realmente indicam.

Além disso, vale lembrar que a chamada “propaganda boca a boca” nem sempre acontece de maneira positiva

O boca a boca espontâneo e favorável costuma acontecer apenas depois da fidelização do cliente. Por outro lado, o negativo começa assim que o restaurante erra e não faz nada para corrigir ou amenizar seu erro.

Esses são alguns dos principais pontos que diferem o marketing de referência do que poderíamos chamar de um marketing boca a boca.

Ou seja, o referral marketing induz a indicação em qualquer etapa da relação com o cliente, podendo ser inclusive em seu primeiro contato com ele. 

Além disso, naturalmente, você vai direcioná-lo apenas para a propaganda positiva, para que ele atraia novos clientes ao seu negócio.

Tudo isso funciona de maneira estratégica, através de um programa de indicação, conforme detalhamos em seguida.

Talvez agora você esteja se perguntando:

Vale a pena dedicar tempo, energia, e investir meu dinheiro em estratégias como essas?

E a resposta é: sim, com certeza vale! 

A seguir, explicamos o porquê.

Vantagens de ter um programa de indicação

Através de um programa de indicação, o custo de aquisição de clientes (CAC) é menor do que em outras estratégias.

Além disso, os clientes que chegam a você através de indicação tendem a ser “melhores” que os outros.

Afinal, eles já vêm mais dispostos a comprar e tendem a fazer compras maiores que os clientes habituais. 

Normalmente, eles, ainda, estão mais próximos do seu tipo ideal de clientes.

Isso porque eles já vêm com uma boa ideia do que irão encontrar e já se identificam com algo em seu negócio. 

Afinal, ao receber a indicação, eles provavelmente ouviram detalhes que poderiam interessar-lhes.

Dessa forma, estão muito mais próximos de se tornarem clientes fidelizados!

Segundo a Harvard Business Review, clientes indicados são mais propensos à retenção que aqueles que chegam por outros caminhos. 

E vale reforçar que esse tipo de estratégia serve para qualquer tipo e porte de empresa, além de ser uma excelente alternativa para quem está começando.

Assim, uma estratégia de marketing de indicação para pequenos negócios não será muito diferente de estratégias adotadas por grandes empresas. 

Assim, isso aumenta bastante as referências nas quais você pode se inspirar!

É importante destacar, ainda, o grande potencial que essas estratégias têm para multiplicar seu número de clientes.

Um dos melhores exemplos de marketing de indicação é o da Dropbox, que aumentou em quase 4 milhões o número de usuários em dois anos só com indicação de clientes. Em certos períodos, entre 2008 e 2010, a empresa chegou a crescer 60% ao mês!

Tudo isso aconteceu a partir de uma estratégia que apresentava benefícios a clientes que trouxessem novos usuários. 

Vejamos agora que tipos de estratégias você pode usar para crescer usando o marketing de referência!

Colocando o marketing de indicação em prática

O ponto de partida de qualquer programa de indicações é a satisfação do seu cliente. 

Isso significa  que não adianta esperar que uma estratégia dessas funcione sem ter investido antes na construção de uma boa marca, melhorando sua reputação e credibilidade.

Se você tiver cuidado disso, vai encontrar boas oportunidades para propor a um(a) cliente que ele(a) participe do seu programa.

Como apontamos anteriormente, para pedir a indicação e apresentar os eventuais benefícios que você oferece em troca, tanto faz se o cliente é novo ou antigo.

No entanto, é fundamental que você faça isso em um momento que ele esteja satisfeito com o seu negócio.

Outra forma de identificar um potencial promotor da sua marca é usar o NPS (Net Promoter Score). Basta perguntar ao cliente qual é a chance dele indicar seu restaurante a um amigo.

Aliás, há ainda outras ações de pós-venda e acompanhamento de clientes que podem ajudá-lo a identificar um potencial indicador.

Em geral, clientes que indicam têm um alto lifetime value (LTV) e tempo de permanência, pouca desistência e um ticket médio elevado.

Nesse sentido, é fundamental que você tenha um bom sistema de gestão de clientes.

Da mesma forma, é altamente aconselhável que você esteja presente nas redes sociais, usando-as em suas estratégias. 

Lembre-se que essa presença no meio digital é uma das grandes tendências do mercado de bares e restaurantes para 2022.

Em todos os cenários, você precisa ter bem claras quais estratégias usará e os objetivos de cada ação.

Num primeiro momento, o mais interessante é que você trace objetivos para além de simplesmente “vender mais” ou “aumentar o lucro”. 

Você pode focar em promover apenas um determinado produto ou atrair um tipo específico de clientes.

Foque em manter as estratégias dentro do seu CAC atual ou do que é possível para o seu empreendimento para não acabar oferecendo prêmios ou benefícios que lhe causem prejuízos!

Conheça as principais estratégias do marketing de indicação

Em geral, as estratégias para promover a indicação de clientes se assemelham bastante às estratégias de fidelização. Especialmente aquelas que envolvem algum tipo de bonificação.

Neste caso, seu primeiro passo é decidir se oferecerá benefícios a quem indicou ou ao cliente indicado. A mais eficaz é a que bonifica os dois!

De todo modo, o importante é que você mantenha a transparência e garanta que todos os envolvidos saibam o que você está oferecendo e a quem!

Inclusive, se você optar por beneficiar o cliente indicado, lembre-se de informar ao que o indicou sobre o andamento dos negócios. Afinal, às vezes a pessoa pode até esquecer que fez a indicação.

O ideal é que seu programa mantenha esse promotor envolvido e interessado em seguir indicando. Aliás, tenha em mente que um cliente que indicou uma vez tem mais chances de indicar de novo do que outros que nunca indicaram.

Nesse sentido, pode ser interessante propor um ranking em que os maiores promotores de sua marca recebem prêmios diferenciados.

A premiação pode variar bastante, mas é fundamental que você conheça bem seus clientes para saber quais recompensas podem interessá-los.

Para novos clientes, não tenha receio de pedir a indicação, mas lembre-se de facilitá-la. Crie formulários simplificados e mantenha contato através de meios digitais.

As redes sociais, inclusive, são um dos campos mais férteis para estratégias de indicação. Ali, o boca a boca espontâneo é até mais comum, quando, por exemplo, um cliente marca um amigo numa publicação sua para apresentar-lhe seu produto.

Portanto, invista em uma boa presença nas redes e busque o marketing viral (com muito cuidado. Na dúvida, não faça!).

Procure também identificar os influenciadores e micro-influenciadores entre os seus clientes e aprofundar sua relação com eles.

Pense ainda na possibilidade de colher depoimentos para divulgação. Isso funciona muito bem!

Lembre-se também de pensar em estratégias internas, promovendo a indicação feita por funcionários e colaboradores.

Semelhante ao que acontece com os clientes, um ambiente saudável de trabalho e a satisfação dos funcionários é fundamental nesse processo!

Acompanhe os dados e o andamento do seu programa!

Para manter a eficiência do seu trabalho com o marketing de indicação, é indispensável fazer um bom acompanhamento de seus processos e resultados.

Para isso, é preciso estar atento a alguns indicadores e conhecer as principais métricas utilizadas nesse tipo de estratégia.

Assim, a taxa de penetração diz respeito a quantos clientes atuais já indicaram o seu negócio.

Depois dele, você precisa conhecer o índice de indicação per capita, ou seja, quantas vezes quem indica fez indicações em determinado período.

O número de indicações recebidas se refere a quantos clientes você recebeu por conta de indicações.

Já a taxa de conversão conta os indicados que efetivamente compraram.

Conhecendo esses dados, você terá um controle maior sobre o seu programa e poderá avaliar as ações que realmente funcionam.

Portanto, mantenha os números na ponta do lápis e garanta o melhor aproveitamento de suas estratégias!

Conclusão: colhendo os resultados de um bom programa de marketing de indicação

Finalmente, agora você sabe tudo que precisa para começar a colher os benefícios do marketing de indicação.

Como você pode ver, muito dele se baseia em uma boa gestão de clientes e é potencializado por uma presença digital significativa.

Quanto a isso, vale mencionar que algumas plataformas de delivery como o Meu Delivery Online oferecem excelentes serviços em ambos os aspectos.

Assim, você não precisa assumir sozinho todos os detalhes envolvidos nesse modelo de marketing e pode focar nos aspectos que mais domina.

Outro ponto importante para reforçar aqui é a grande relação entre o marketing de referência e os processos de fidelização.

Aliás, trata-se de um dos aspectos mais fundamentais deste tema.

Para  saber mais sobre fidelização e conhecer estratégias para promovê-la em seu delivery, clique no botão abaixo:

QUERO ESTRATÉGIAS PARA FIDELIZAR CLIENTES


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia do seu negócio!

Tag do Post :

Compartilhe :