Para atrair mais clientes e aumentar as vendas do seu restaurante, lanchonete ou distribuidora de bebidas é preciso investir num sistema de delivery.
Mas isso não é mais novidade pra ninguém!
A questão é: qual a melhor plataforma de delivery?
E podemos complementar: qual sistema tem a menor taxa de serviço? E quais suas vantagens e desvantagens?
Entender tudo isso é importante porque o segmento de food service se solidificou nos últimos anos e é através de um sistema de delivery que muitos estabelecimentos obtêm a maior parte de suas receitas/entradas.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Retaurantes (ABRASEL), até 2019, o delivery de comida já movimentava uma média anual de 11 bilhões de reais.
Oportunidades não faltam, você só precisa entender como o setor de food service opera para ter lucro desde o início das suas vendas.
Se você está com dúvidas sobre qual sistema de delivery contratar, temos a solução!
Acompanhe a leitura e entenda como as diferentes plataformas de entrega de comida funcionam e quais podem trazer mais benefícios para o seu negócio!
Vamos lá?
VEJA TAMBÉM: COMO CRIAR CARDÁPIO DIGITAL PARA DELIVERY?
O que é um sistema de delivery?
Um sistema de delivery é um meio, geralmente virtual, que permite a compra de alimentos ou outros itens e sua entrega na casa do cliente no menor espaço de tempo possível.
Isso considera o tempo de preparação dos alimentos (ou itens) e o deslocamento do motoboy entre o estabelecimento comercial e a casa do cliente.
Normalmente, os sistemas de delivery, ou seja, as plataformas, cobram uma taxa pela utilização do serviço (mensalidade) e uma porcentagem sobre o valor da venda.
Os restaurantes ainda precisam avaliar o valor necessário para realizar a entrega, que pode ser gratuita ou ter variação de acordo com a distância ou área atendida.
Por que ter um sistema de delivery?
“Delivery” é um termo em inglês que significa “entregar”, “distribuir” etc. e que encontra a “entrega em domicílio” como equivalente no português.
O que começou anos atrás apenas como um delivery de comida se transformou em um dos serviços mais utilizados, já que, atualmente, existem deliveries para todos os segmentos comerciais.
Ou seja, o que começou como tendência, se tornou necessidade.
Se até 2019 o delivery já crescia quando as pessoas estavam conhecendo e explorando novas possibilidades de restaurantes, depois da pandemia ele se tornou indispensável.
Agora, as pessoas buscam essas opções para evitar ter que ir aos estabelecimentos e se colocarem em risco.
No entanto, o conforto de receber as melhores comidas da cidade em casa tem criado uma tendência onde os estabelecimentos estão tendo a maior entrada de receita via delivery.
Isso é positivo para os restaurantes e para os clientes.
Para os restaurantes porque eles podem contar com espaços menores para atender apenas aqueles clientes que não abrem mão de comer no local.
Isso diminui gastos com aluguel e pessoal, aumentando o lucro do estabelecimento.
Inclusive, existem milhares de restaurantes que operam apenas através do delivery porque os empreendedores têm notado que os custos para abrir um restaurante físico não compensa para todos os tipos de estabelecimentos.
Já para os clientes, deixa de haver a cobrança de 10% da taxa de serviço e, também, possíveis custos com estacionamento.
No entanto, esse aumento de lucro no delivery de comida pode subir ainda mais se a plataforma escolhida não cobrar uma percentual sobre a venda.
E é nesse ponto onde está um dos principais fatores na hora de escolher um sistema de delivery.
Mas antes de saber como escolher o melhor sistema de delivery, vamos entender quais são os tipos de sistema disponíveis atualmente e como funcionam.
Quais são os tipos de sistema de delivery e como funcionam?
Como estamos focados no segmento de food service, vamos focar naqueles sistemas que melhor atendem a esse nicho.
Assim, podemos dizer que os sistemas de delivery variam desde redes sociais (WhatsApp), a sistemas ERP, aplicativos, sites, plataformas especializadas e o simples telefone.
Vejamos, abaixo, as vantagens e desvantagens de cada um e como escolher o melhor sistema de delivery para o seu restaurante.
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Telefone
O delivery por telefone é a forma mais primitiva desse serviço e já pouco utilizada porque foi substituída por diversas outras formas.
O WhatsApp é a forma que mais se assemelha ao telefone e, provavelmente, a que causou o maior impacto sobre suas vendas.
No entanto, ter um número de telefone segue sendo necessário para casos especiais.
Queda de energia, falta de internet, queima de equipamentos etc. podem deixar seu restaurante incomunicável com seus clientes se você utiliza apenas sistemas de delivery que dependem de conexão à internet.
E esse número de telefone não precisa ser fixo, ele pode ser o mesmo que é utilizado para o WhatsApp do seu estabelecimento.
Para isso, lembre-se de nunca deixar o telefone em modo avião durante o horário comercial.
WhatsApp Business
O WhatsApp Business não surgiu como um sistema de delivery, mas acabou se tornando e evidenciando esse serviço quando disponibilizou a função de cardápio online.
O serviço ainda é básico, mas atende bem aqueles microempreendedores que estão recém-começando.
A questão do WhatsApp Business é que ele traz um ar de amadorismo quando utilizado no segmento de food service.
Isso porque mistura vendas, com conversas de clientes engajados e pessoas que só querem perguntar preços.
No fim do dia, você tem um app cheio de conversas e bagunçado. Ou você aprende a utilizar as tags do aplicativo para tentar organizar o que é venda e o que é desistência.
Atualmente, já existem plataformas onde o pedido é montado no site do restaurante e na hora de efetuar o pedido, o cliente é direcionado ao WhatsApp e seu pedido enviado para o número do restaurante.
Isso é uma integração entre o aplicativo e a plataforma de delivery de comida, e por si só funciona muito bem.
O amadorismo está em o cliente precisar buscar o número de WhatsApp do restaurante e fazer um pedido através dele conversando com um atendente.
No entanto, por ser uma opção gratuita, costuma ser utilizada por aqueles estabelecimentos que ainda não podem investir num sistema de delivery melhor.
Vale ressaltar ainda que todo estabelecimento comercial, seja do segmento de food service ou não, deve utilizar o WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes.
Utilizar a versão pessoal do aplicativo para contatos comerciais não ajuda a criar uma imagem profissional do seu serviço.
Módulo de delivery no sistema ERP
Um sistema ERP é um software (SaaS) que integra todas as soluções digitais de gestão em uma única plataforma, ou seja, ele é um sistema integrado de gestão empresarial, um Enterprise Resource Planning (ERP).
Se você tem um sistema de caixa, de vendas ou de estoque, com certeza já faz uso desse serviço.
O ERP por si próprio não é um sistema de delivery, mas ele pode ter um módulo que, quando configurado, passa a registrar as vendas desse canal.
Ou seja, o ERP funciona como uma ferramenta de gestão de pedidos e entregas.
Para isso, os clientes precisam entrar em contato com o seu estabelecimento e seu atendente precisa registrar a venda e solicitação de delivery no módulo específico do ERP.
Vantagens e desvantagens do ERP
Entre os pontos positivos do ERP temos:
- cadastro de clientes, entregadores (motoboys) e taxas de entrega por bairro ou região;
- realização de vendas pelo nome ou telefone do cliente;
- e histórico de vendas (importante para criar um perfil do cliente).
Existem, ainda, alguns sistemas de delivery por ERP que são gratuitos e podem ser vistos como um ponto positivo, mas ao atentar-se sobre como essas ferramentas funcionam, percebemos que o fator “gratuito” é um ponto negativo.
Pode parecer estranho pensar assim, mas você já vai entender.
Suponha que no meio do expediente do seu restaurante, bar, lanchonete ou pizzaria o sistema apresenta uma falha e deixa de funcionar.
Quem vai te socorrer para que suas vendas são sejam comprometidas por horas?
Sistemas de delivery grátis não têm uma equipe de suporte para resolver seus problemas com a plataforma em questão de minutos.
Ou seja, o problema pode ficar semanas ou meses sem solução.
Além disso, se você não tiver um app ou um site/plataforma especializada, seu atendente terá que registrar manualmente cada venda realizada.
Isso porque o atendimento ao cliente não será automatizado e dependerá exclusivamente de canais como o telefone e WhatsApp Business.
Aumentando, assim, a propensão a erros e prejuízos no seu negócio.
Além da falta de manutenção, sistemas grátis nem sempre têm a qualidade mínima esperada e atualizações suficientes para que o seu delivery não fique “parado no tempo”.
Marketplaces
Os marketplaces são plataformas online onde estabelecimentos comerciais, do segmento de food service ou não, podem se cadastrar e anunciar seus produtos.
No geral, são aplicativos como iFood, Rappi, Uber Eats etc.
Para utilizá-los, os clientes precisam baixar o aplicativo, escolher um restaurante na imensa lista cadastrada e escolher o prato desejado no cardápio online.
Após isso, basta configurar uma forma de pagamento e o endereço de entrega.
Marketplaces costumam ser simples, objetivos e organizados, mas cheios de concorrência para os restaurantes.
Entre os pontos positivos de utilizar plataformas como iFood e Uber Eats estão as possibilidades de atrair novos clientes e apresentar seus produtos aos amantes da entrega em domicílio.
Outro benefício é a divulgação em massa, já que sua marca passa a ser exibida para todas as pessoas da região sem necessidade de segmentação do público, afinal, todo tipo de comida atrai quase todo tipo de pessoa.
Utilizar essas plataformas “grandes” de delivery pode ser uma ótima opção no começo para ajudar a divulgar a sua marca.
No entanto, precisamos considerar os pontos negativos de tais aplicativos.
Cobranças em marketplaces de delivery
A cobrança de mensalidade não pode ser considerada um ponto negativo, pois, como vimos, é justamente o fato de não ser gratuito que permite a existência de uma equipe de suporte técnico para te ajudar em qualquer problema com o sistema de delivery.
Mas a cobrança de comissão sobre o pedido é um ponto negativo quando a plataforma já cobra mensalidade.
O estabelecimento que entra em um app de delivery como o iFood, por exemplo, precisa pagar comissões que variam de 12% a 27% sobre o valor do pedido e isso pode ser um fator prejudicial para os negócios.
Essas taxas variam conforme o plano assinado pelo restaurante e podem incluir ou não o serviço de entrega da própria plataforma.
Além disso, temos que considerar sempre que porcentagem de pouco é pouco e de muito é muito.
Confira os cenários abaixo:
Se um restaurante opta por assinar o plano Entrega do iFood, ele paga 27% do valor do pedido ao aplicativo mais a mensalidade que pode variar.
Outra opção seria ele assinar o plano básico e pagar apenas 12% do valor do pedido e cobrar a entrega à parte.
Consideremos uma taxa de R$ 3,00 para entregas na região próxima ao estabelecimento e uma venda no valor de R$ 20,00 e de R$ 100,00.
Cenário 1 – Plano Entrega – 27% de comissão
Uma compra de R$ 20,00 teria uma taxa de R$ 5,40.
Já a compra de R$ 100,00 teria uma taxa de R$ 27,00.
Como dissemos: porcentagem de pouco é pouco e de muito é muito!
Cenário 2 – Plano básico – 12% de comissão + taxa de entrega de R$ 3,00
Para a compra de R$ 20,00 teríamos uma taxa de R$ 2,40 para o aplicativo e o cliente pagaria R$ 23,00 com a taxa de entrega.
Para a compra de R$ 100,00 teríamos uma taxa de R$ 12,00 para o app e o cliente pagaria R$ 103,00 com a taxa de entrega.
No plano básico ainda pode haver uma cobrança de 3,5% do valor da compra se o pagamento for feito através do app.
Sistema de delivery que não fideliza clientes
Outro ponto negativo dos marketplaces de delivery é a dificuldade que um restaurante tem em fidelizar clientes.
Isso porque a concorrência do segmento de food service é bastante acirrada, mas isso não significa que novos restaurantes não conseguem se solidificar no mercado.
A questão é que o verdadeiro lucro desses marketplaces está na porcentagem que eles ganham sobre cada venda, ou seja, quanto mais restaurantes tiverem cadastrados mais competição conseguirão gerar.
E, consequentemente, mais lucro eles têm!
Mas como isso prejudica o meu restaurante?
Com muita competição, você precisa baixar seus preços e diminuir sua margem de lucro porque o fator preço continua sendo importante em qualquer compra.
Além disso, esses clientes acabam vendo muitas opções diferentes nos aplicativos, possibilitando que variem suas escolhas.
Normalmente, isso costuma ser estimulado pelos aplicativos de sistema de delivery porque se os clientes “enjoarem” de pedir algo, podem mudar de restaurante.
Ou seja, não há um incentivo em variar o prato no seu restaurante, mas em trocar de restaurante porque as plataformas buscam o lucro delas e não do pequeno e médio empreendedor.
Clientes desses apps não são clientes fieis, afinal, há outras dezenas de estabelecimentos na sua região lutando para conseguir a atenção deles.
Vale lembrar ainda que você não concorre apenas com o segmento de food service em geral, mas com diversos estabelecimentos que atuam no mesmo nicho que você.
No entanto, ressaltamos que esses apps são ótimos para uma divulgação em massa, mas não para o melhor serviço e melhor margem de lucro no delivery de comida.
Você também pode se interessar por: ► Delivery direto ou por marketplaces? Entenda as diferenças!
Aplicativo próprio: o 2º melhor sistema de delivery
Não se assuste, guardamos o melhor para o final, mas o aplicativo de delivery direto complementa o melhor sistema de delivery e funciona por si próprio também.
Um aplicativo de delivery próprio permite ao estabelecimento ter uma personalização completa voltada ao seu negócio e não paga taxas de comissão sobre as vendas.
Como ele funciona?
Normalmente, todos os aplicativos próprios de delivery têm o mesmo funcionamento:
os clientes baixam o app para Android na Play Store ou para iOS na App Store, cadastram seus dados, uma forma de pagamento, e realizam um pedido.
O restaurante é notificado, aceita o pedido e realiza a entrega na casa do cliente.
O cliente também pode optar por pagar o pedido no recebimento com dinheiro ou cartão.
Vantagens do app próprio de delivery
Entre as vantagens de ter um app próprio de delivery estão:
- mensalidade baixa e fixa;
- sem comissão sobre as vendas para o desenvolvedor do app;
- independência no serviço de entrega podendo ter motoboy próprio ou terceirizado;
- alta taxa de fidelização pela ausência de concorrência no mesmo app;
- e total controle sobre a personalização, publicidades e ações promocionais.
Podemos comparar um cenário de 3 restaurantes:
- um que usa marketplaces com uma taxa de 27% + mensalidade (entrega inclusa);
- outro que também usa marketplace, mas com uma taxa de 12% + mensalidade (sem entrega inclusa);
- e um com app próprio e mensalidade fixa de R$ 338,00 (sem entrega inclusa)
- todos com um faturamento mensal de R$ 25.000,00.
Acompanhe o faturamento de cada um, considerando que não estão inclusos os valores de compra de insumos do estabelecimento.
O restaurante com um marketplace lhe cobrando 27% teria pago R$ 6.750,00 de comissão sobre as vendas ao aplicativo no mês mais a mensalidade.
O segundo restaurante, que tem uma taxa de 12%, teria pago uma comissão de R$ 3.000,00 mais mensalidade ao app. Neste caso, a entrega não está inclusa, então o restaurante ainda teria gasto com o delivery se ele fosse gratuito ao cliente ou o cliente pagaria uma taxa de entrega, retirando o ônus ao estabelecimento.
Já o restaurante com app próprio teria pago R$ 338,00 de mensalidade ao desenvolvedor do sistema de delivery e teria os mesmos custos com entregas como o segundo restaurante.
Nos dois últimos casos pode haver uma incidência de 3,5% sobre os pedidos pagos com cartões de débito e crédito.
Mas o diferencial é: você pode optar em ter um custo operacional de R$ 338,00 ou de R$ 3.000,00 ou, ainda, de R$ 6.750,00 nesses cenários acima.
Desvantagens do app próprio
Em todo serviço existem pontos altos e baixos, e com o app próprio de delivery não poderia ser diferente.
Ainda que as vantagens em ter esse sistema de delivery sejam enormes, ele pode precisar de uma publicidade para engajar nos primeiros dias.
Mas se você acha que isso é difícil, está enganado! É bem simples contornar essa dificuldade.
Existem diversas formas de atrair seus clientes e potenciais clientes para o aplicativo do seu restaurante. Confira 3 abaixo:
- distribua um panfleto a todos os clientes que comprarem no seu estabelecimento indicando um desconto de 10% para pedidos feitos no app;
- nos marketplaces que utilizar, crie um “produto” indicando esse desconto para compras no seu aplicativo;
- envie uma mensagem para todos os números de WhatsApp de clientes que já compraram com você indicando o mesmo desconto.
Você ainda pode criar uma ação promocional onde dá um desconto de 10% para todos os pedidos realizados durante os primeiros meses de funcionamento do seu app próprio.
Além de atrair e fidelizar mais clientes, esse desconto de 10% acaba sendo mais baixo que as menores taxas cobradas por aplicativos de delivery de comida.
Ou seja, com desconto ou sem desconto, você tem mais lucro no seu app próprio!
Quer conhecer uma plataforma que entrega um aplicativo próprio para restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias e distribuidoras de bebidas?
Então acompanhe o próximo item porque, normalmente, eles fazem parte do mesmo sistema.
Mas se você está curioso e quer conhecer agora mesmo qual plataforma entrega um app e site por uma mensalidade barata e fixa, clique no botão abaixo:
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Plataforma especializada em delivery (site)
Podemos afirmar que uma plataforma especializada que oferta um site próprio para o seu negócio é o melhor sistema de delivery que o seu negócio pode ter.
Isso porque uma plataforma especializada, normalmente, entrega tudo o que um estabelecimento precisa para operar sem perder altas margens de lucro e com uma mensalidade fixa.
Assim, independentemente do valor de vendas no mês, você paga uma mensalidade que geralmente é inferior a 5% das vendas. Diferente dos apps de delivery que podem cobrar até 27%.
O que você ganha ao contratar uma plataforma especializada em delivery é um aplicativo próprio que já vimos acima e um site exclusivo do seu restaurante.
Mas como funciona esse site próprio?
Você monta um cardápio online na própria plataforma com as descrições dos itens, fotos chamativas e preços.
Os clientes entram, fazem um pedido e podem ir para o carrinho da própria plataforma ou para o WhatsApp comercial se você optar por concluir os pedidos desta forma.
Assim, existem 2 modos de os clientes acompanharem o status de seus pedidos: pelo site, acompanhando o andamento, ou recebendo uma mensagem pelo WhatsApp indicando que o pedido saiu para entrega.
Vantagens e desvantagens de ter um site próprio como sistema de delivery
Aqui, o cenário é muito semelhante ou que vimos anteriormente no aplicativo próprio:
- sem comissão sobre os valores de pedidos;
- mensalidade baixa e fixa;
- independência no serviço de entrega para ter motoboy próprio ou terceirizado;
- alta taxa de fidelização pela ausência de concorrência no mesmo site;
- e total controle sobre a personalização, publicidades e ações promocionais.
A desvantagem também é a mesma que a do aplicativo: a necessidade de engajar seus clientes a utilizarem a plataforma.
Mas contorná-la também é simples!
Se você pulou a parte do texto onde explicamos como migrar seus clientes dos apps de comida para o seu app ou site, clique aqui.
Mas a maior vantagem de todas em utilizar uma plataforma especializada em delivery de comida é que você tem um site e um aplicativo exclusivos pro seu restaurante pagando apenas UMA mensalidade.
Qual o melhor sistema de delivery?
Frente a tudo o que discutimos acima, o melhor sistema de delivery para restaurantes, pizzarias, bares, lanchonetes e todo o segmento de food service é uma plataforma especializada que não cobre taxas ou porcentagens sobre cada pedido.
Somente contando com uma plataforma especializada em delivery que cobre apenas uma mensalidade fixa é que você pode ter a maior margem de lucro possível do seu restaurante.
Seria possível ter um lucro ainda maior se você não pagasse mensalidade, mas para isso teria que desenvolver uma plataforma própria.
E isso só é possível com a contratação de desenvolvedores e designer, o que pode custar milhares de reais.
Assim, contar com uma mensalidade pequena é a melhor opção para aumentar o lucro do seu negócio.
Não sabe onde encontrar uma plataforma que entregue site e aplicativo próprios por uma mensalidade que cabe no orçamento até de estabelecimentos que estão recém-começando?
Então…
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O Meu Delivery Online é uma plataforma especializada em delivery voltado ao segmento de food service.
Atuamos com o objetivo de expandir a rede de clientes dos nossos contratantes e entregar o melhor sistema de delivery pela menor mensalidade possível.
Com o Meu Delivery Online você tem acesso a um site e um aplicativo exclusivos e totalmente personalizados para o seu negócio.
Não cobramos qualquer comissão sobre as suas vendas e você decide como será realizado o delivery do seu restaurante: se com motoboy próprio ou se por empresa terceirizada.
Com o nosso time de especialistas, seu site e aplicativo ainda são otimizados para aparecer nos primeiros resultados do Google na sua região.
Assim, quando pesquisarem por delivery na sua cidade, seu restaurante, lanchonete, pizzaria etc. será uma das primeiras opções vistas pelos seus potenciais clientes.
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