Nomes de restaurante: um guia de criação - My Food Site

My Food Site

Nomes de restaurante: um guia de criação

Quem já esteve em busca de nomes de restaurante para batizar o seu próprio negócio sabe que essa tarefa pode ser bastante complicada. Afinal, para chamar a atenção em meio a milhares de outros, cativar o seu público e tornar-se aquele que será lembrado, é preciso que seja no mínimo um nome de restaurante criativo.

Quem já esteve em busca de nomes de restaurante para batizar o seu próprio negócio sabe que essa tarefa pode ser bastante complicada. 

Afinal, para chamar a atenção em meio a milhares de outros, cativar o seu público e tornar-se aquele que será lembrado, é preciso que seja no mínimo um nome de restaurante criativo.

E, acima de tudo, será preciso que ele transmita a mensagem certa!

Que ele comunique exatamente o tipo de alimentos e de experiência que você oferece. 

Então, é claro que alcançar toda essa eficácia vai demandar algum cuidado na hora de escolher o nome do seu restaurante.

Mas isso pode ser mais simples do que parece! Temos ótimas dicas para você, além de recursos que vão ajudá-lo(a) a tomar essa decisão tão importante. 

Por fim, trouxemos também uma série de sugestões de nomes para diversos tipos de restaurantes.

Uma coisa é certa: com estas dicas, encontrar um nome criativo para o seu restaurante será bem mais fácil do que pode parecer agora. 

VEJA TAMBÉM: COMO CRIAR UM CARDÁPIO DIGITAL PARA DELIVERY?

Como criar nomes de restaurante?

Para chegar a nomes de restaurante que realmente cumpram sua função de atrair e envolver os clientes, há alguns fatores que precisam ser considerados, conforme detalharemos a seguir.

Mas, além deles, há uma técnica chamada “brainstorming” que pode ser de grande ajuda. 

A tradução dessa palavra é “tempestade de ideias”, e a técnica consiste basicamente nisso, em fazer chover ideias!

Em uma sessão de brainstorming, você faz uma lista com todas as ideias de nomes que forem surgindo à sua mente, sem parar para pensar neles ou fazer julgamentos. 

A intenção é se libertar de todas as possíveis travas mentais e deixar o pensamento fluir mais livremente.

Desse modo, é possível chegar a ótimas opções que, de outra forma, nem chegariam a se manifestar. 

Além disso, a técnica pode ser usada em vários momentos durante o processo de escolha do nome e também para outras decisões criativas.

Vejamos agora os principais fatores que devem ser considerados na hora de escolher nomes para empresas de comidas. 

Tipo de culinária

O ideal é que o tipo de culinária do seu restaurante seja definido antes do nome, pois ele poderá direcionar bastante a sua escolha.

Afinal, é possível informar aos seus clientes quais tipos de alimentos você oferece simplesmente através do nome — e isso é de grande ajuda no processo de conquista do seu público, tornando-se mais fácil de identificar ou de ser lembrado.

Assim, se você optar por abrir uma cantina italiana, por exemplo, um nome que remeta à Itália ou com elementos da língua italiana, em geral, será bem mais eficiente que qualquer outro. 

Isso aproximará o seu cliente de você, pois logo na primeira vez que ouvir o nome, já saberá com que tipo de cozinha você trabalha.

Além disso, pode facilitar a lembrança quando, no sentido oposto, ele decidir comer algo da culinária italiana para só a partir daí escolher o restaurante. 

Ou seja, você só tem a ganhar com essa escolha!

Público-alvo

A definição do público-alvo acontece por uma conjunção de fatores, como a localização do seu restaurante, o cardápio e os preços. 

Um restaurante no interior de um shopping, por exemplo, terá um público muito diferente de outro em uma área residencial. 

Assim, a localização fará com que um determinado grupo de pessoas se sinta mais atraído, fique mais à vontade por questões de acessibilidade etc.

Da mesma forma, os pratos e os preços do seu estabelecimento definirão um tipo específico de público. 

Nesse sentido, uma lanchonete com alimentos baratos atrairá mais famílias, jovens e trabalhadores, enquanto um bistrô com pratos internacionais será bem menos interessante para esses consumidores.

Uma vez que você o conheça bem o seu público, conseguirá pensar em um nome direcionado. Isso também facilitará imensamente a identificação e sua aproximação com ele. 

Assim, mantendo os exemplos anteriores, um nome muito simples teria pouco apelo para um bistrô, enquanto um nome sofisticado ou muito complexo pegaria mal na lanchonete. 

É assim que você delimita ainda mais as suas opções de nome!

Pesquisa

Quanto mais pesquisas você fizer durante esse processo de escolha de um nome para o seu restaurante, mais chances terá de chegar à forma ideal.

E isso inclui não só a pesquisa de público-alvo, mas também de tudo que diz respeito ao tipo de culinária que você oferecerá

Ou seja, se você vai servir pratos típicos da culinária nordestina, por exemplo, é bom aprender tudo o que puder sobre a cultura e a linguagem típica da região. 

Assim, pode ser que você encontre aí a palavra exata — a combinação perfeita entre forma e conteúdo. 

De todo modo, pesquise nomes populares e de fácil pronúncia e memorização. Também é sempre bom conferir nos arredores do seu restaurante ou lanchonete se já não existe algum estabelecimento com o mesmo nome

Por fim, utilize a internet para encontrar inspiração e garantir que esteja escolhendo um nome único e sem equívocos. A seguir, você vai conhecer algumas ferramentas que podem ajudá-lo/a imensamente nisso. 

Geradores de nome

Existem alguns sites que fazem uma espécie de brainstorming por você, gerando automaticamente possíveis nomes a partir de um termo que você escolhe consultar.

Assim, quando você estiver completamente sem ideias, pode recorrer a um desses geradores para refrescar os pensamentos e quem sabe encontrar exatamente a palavra ou expressão que você buscava.

Um bom site para isso é o Business Name Generator, um gerador de nomes comerciais em que você pode direcionar a criação para o tipo de comércio que você terá.  

Outra boa opção é o Shopify. Em ambos os sites, além de gerar nomes, você pode inserir um nome que esteja pensando em usar para consultar a disponibilidade de domínio e receber dicas de nomes semelhantes.

Registro no INPI

Outra importante pesquisa a se fazer durante a escolha de um nome é se ele realmente está disponível para uso ou já foi registrado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Caso o nome que você escolheu já esteja registrado, quer dizer que ele já tem dono, está protegido e não poderá ser usado por você. 

Registrar o nome (a marca) do seu restaurante também é uma opção, mas não é obrigatório. 

No entanto, se você optar pelo registro, terá também essa proteção por lei contra qualquer outra empresa que queira usar o nome que você escolheu.

O uso de um nome já registrado pode gerar processo, e essa é uma dor de cabeça que você quer evitar. Portanto, lembre-se de consultar a disponibilidade do nome!

Se quiser mais informações a este respeito, ou entender a relação entre Nome Fantasia e a marca registrada no INPI, encontrará bastante coisa em nosso artigo ► Como abrir um MEI: um guia definitivo.

Nomes de restaurante em língua estrangeira

Por fim, há uma pesquisa indispensável para quem está pensando em usar um nome em língua estrangeira que é o de correção da linguagem.

A língua estrangeira dá um certo charme e pode ser uma excelente alternativa para os restaurantes com culinária de outro país. 

No entanto, uma só palavra errada pode pôr tudo a perder, e transformar um nome pensado para ser sofisticado e envolvente em motivo de piada! 

Então, se fizer a opção pela língua estrangeira, certifique-se de estar escrevendo tudo corretamente. Para isso, procure fontes confiáveis e consulte no mínimo três ou quatro delas.

Um erro muito comum na utilização de língua estrangeira acontece no uso do apóstrofo para indicar posse, no inglês. 

Por exemplo, “Andreia’s House” significa “a casa de Andreia”.

Construções desse tipo são muito comuns em nomes de restaurantes. O problema é que nem sempre isso é feito do modo certo.

Portanto, se você estiver pensando em um nome com apóstrofo, garanta que fará isso da maneira correta. Um artigo que pode te ajudar bastante a compreender o uso do apóstrofo no inglês está disponível neste link.

Sugestões de nomes de restaurante

Para ajudá-lo(a) ainda mais em sua procura por nomes de restaurantes criativos, preparamos uma lista de sugestões com dicas para vários tipos de restaurantes e lanchonetes.

Mas, antes de começar, há algumas alternativas que podem ser consideradas, independentemente, do segmento do seu restaurante. 

Uma opção muito comum e com bastante apelo é usar o seu próprio nome em uma construção do tipo “Cantinho do Raul” ou “Lanchonete da Ana”, por exemplo.

Nomes assim possuem bastante apelo comercial e facilitam muito a aproximação com seu público.

Além disso, existem algumas palavras e expressões comuns a vários tipos de estabelecimentos que servem comida, como “Gastrô”, “Bistrô” ou “Gourmet”. 

Essas também palavras com apelo que contam com a “familiaridade” do público, gerando, mais uma vez, aproximação e facilidade de memorização.

Por outro lado, facilitar a identificação do segmento com o qual você trabalha em vez de apostar em um nome mais geral também pode ser uma boa alternativa. 

Assim, um restaurante de massas, por exemplo, será mais facilmente identificado como tal através de palavras como “Nonna”, “Mamma” ou “Dom”. 

Mas, agora, confira as nossas dicas de nomes criativos para restaurantes — divididas entre alguns dos principais segmentos da categoria.

Pizzarias

Uma mesa de restaurante com três pizzas diferentes, uma delas já sem um pedaço e outra com uma fatia destacada.

Nomes de pizzaria podem brincar bastante com palavras em italiano ou com os nomes de alguns dos principais ingredientes da pizza.

Mas, em geral, o ideal é que o resultado seja uma coisa leve e de fácil compreensão, utilizando palavras comuns e que remetam a situações, sentimentos ou quaisquer outros elementos do cotidiano de forma simples e direta.

Confira agora algumas sugestões de nomes para pizzarias:

  • Pizza Original
  • Pizzaria Aliança
  • Pizzaria Próxima
  • Bônus Pizza
  • Pizzaria Demais
  • Pizza Alegre
  • Pizzaria do Tonny
  • Autêntica Pizzaria
  • Tanta Pizza
  • Pizza Utopia

Lanchonetes

Um X-Salada acompanhado por uma porção de batatas fritas em um pequeno prato de madeira sob alguns raios de sol.

Descubra agora como escolher um nome criativo para lanchonete! 

Nesta modalidade, o interessante é utilizar a linguagem mais simples e direta possível, sendo uma boa opção brincar com palavras associadas à gula e ao prazer de se alimentar.

Outra boa opção é mencionar personagens ou expressões de conhecimento geral, ou fazer referência ao local onde a lanchonete está, como “Lanche da Praça” ou “Lanchonete Mirante”. 

E agora vamos às nossas dicas de nome de lanchonetes:

  • Água na Boca Lanches
  • Apetite’s Burguer
  • Jeca Tatu Lanches
  • Lanchonete Paladar
  • Esquina do Sabor
  • Varanda Lanches
  • Lanchonete Tá na Mão
  • Lanchonete Pegada
  • Lanche do Caminho

Culinária brasileira

Um prato com arroz, couve, farofa e torresmo. Outro, com potes de feijoada. Grãos pela mesa e duas pimentas vermelhas.

Para encontrar nomes de restaurante criativos no segmento da culinária brasileira, considere os símbolos nacionais, personagens, lendas e outros elementos amplamente conhecidos da nossa cultura.

Se for se especializar em uma região ou outra, busque em tradições e onde mais fortemente se expressam os traços da cultura regional. 

Gírias e expressões locais podem dar muito certo, bem como alusões à flora, fauna ou nomes de cidades e bairros.

Veja a seguir algumas sugestões de nomes de restaurante com culinária brasileira:

  • Restaurante Aromas da Terra 
  • Restaurante Brasil
  • Mesa Brasileira
  • Pátria Amada Restaurante
  • Gostinho Nacional
  • Restaurante Bossa Nova
  • Restaurante Pindorama
  • Tempero Daqui Restaurante
  • Incrível Restaurante Brasileiro
  • Restaurante Aqui É Brasil

Culinária italiana

Superfície de madeira com alguns "ninhos" de macarrão cru agrupados no canto direito.

Uma forma de encontrar nomes criativos para restaurantes de culinária italiana é conhecer algumas palavras e expressões típicas desse país.

Aqui também pode ser interessante mencionar cidades, bairros ou regiões da Itália, bem como personagens reais ou fictícios, atuais ou históricos de lá.

Menções à palavra “Massa” ou a utilização do termo “Cantina” são bem comuns e eficientes. 

Veja agora outras sugestões de nomes para restaurantes de comida italiana:

  • Eterna Massa
  • Sapore D’Italia
  • Restaurante Galettos 
  • Casa da Mamma
  • Di Paula Ristorante
  • Morada Italiana
  • Cantina di Napoli
  • Mangiare Restaurante
  • Bravo Restaurante
  • Fabulosa Massa

Comida japonesa

Uma tábua de madeira contendo variedades de sushis. Ao lado da tábua, sobre a mesa também de madeira, repousam hashis.

Bons nomes de restaurante japonês considerará o público-alvo, podendo ser mais sofisticado ou mais direto conforme a faixa de preços e o poder aquisitivo dos clientes.

Assim, um restaurante mais popular pode brincar com expressões cotidianas ou jogos de palavras, enquanto um mais fino se permitirá explorar palavras e expressões em japonês, inglês ou até mesmo uma mistura de mais de um idioma.

Mais uma vez, a menção a localidades japonesas pode gerar também resultados bastante interessantes.

Confira abaixo uma lista com novas sugestões de nomes:

  • Nara Sushi
  • Osaka Sushi
  • Oishii Sushi 
  • Sushi Ya 
  • Quem Quer Sushi?
  • Casa Nippon
  • Honorável Sushi
  • Tem Mais Temaki
  • Tokyo Sushi Bar
  • Memorável Temakeria

Culinária Vegana

Uma cumbuca branca de feijão e quadrados de pão integral com folhas verdes espalhadas. Outros pratos desfocados. Elementos interessantes para usar nas escolhas de nomes de restaurante

Restaurantes de culinária vegana podem ter nomes interessantes brincando com a ideia de preservação da natureza e de uma sociedade que respeita a ecologia.

Usar nomes de ingredientes muito usados ou pratos servidos no restaurante também é uma ótima alternativa.

As opções podem variar entre o muito sofisticado e o rústico, sendo uma possibilidade atraente estabelecer alguma relação com filosofias orientais ou espiritualistas de modo geral.

Veja agora dicas de nomes de restaurante vegano:

  • Menu Verde
  • Casa Vegana
  • Alho Poró Restaurante
  • Toda Natureza Restaurante
  • Ideal Vegano
  • Espaço Verde Restaurante
  • Sabedoria Vegana
  • Restaurante Pura Natura
  • Mais Natural Restaurante
  • Rústico Vegan

Empresa de alimentos salgados

Cestinha com cinco empanadas formando uma estrela e, no meio dela, uma empanada partida ao meio, mostrando o recheio.

Quer encontrar nomes criativos para empresa de alimentos salgados? 

Para começar, você pode focar no tipo específico de salgado que irá vender, para facilitar a identificação do seu público.

Assim, seja qual for o nome que você escolher, complete-o com “Pastéis”, “Assados” ou o que melhor defina o seu produto.

Nomes familiares ou que remetam à amizade e a eventos sociais também possuem bastante apelo neste nicho.

Confira mais algumas dicas:

  • Gula Salgados
  • Assim Assados
  • Extra Empadas
  • Privilégios Salgados
  • Companhia do Pastel
  • Salgado Amigo
  • Assados Quentes
  • Salgado & Cia
  • Fraternidade Esfirras
  • Apreciação Salgados

Empresa de alimentos doces

Três cupcakes, sendo que dois deles estão sendo segurados por mãos femininas que parecem estar oferecendo-os.

Para uma empresa que trabalha com alimentos doces, considere palavras que remetam à ternura ou outras qualidades e sentimentos humanos associados à doçura. 

“Carinho”, “Amor” e “Esperança” são ótimos exemplos.

Jogos de palavras e expressões infantis podem conduzi-lo(a) por um caminho interessante, assim como palavras associadas a uma energia feminina ou a um ambiente familiar.

Confira mais algumas sugestões de nomes para docerias:

  • Adorável Doceria
  • Ousa Doces
  • Dancing Doces
  • Doceria Esplêndida
  • Doce em Dia
  • Maravilhosa Tortas e Doces
  • Chocoláctica
  • Coraçãozinho Doces
  • Doceria Mágica
  • Inovadora Doces

Outras sugestões de nomes de restaurante e empresas de comida

Veja agora sugestões de nomes de restaurantes e empresas de comida caseira:

  • Forno à Lenha 
  • Gostinho de Casa
  • Jardim Delícia
  • Comidinhas da Vovó

A seguir, dicas para nomes de empresas que trabalham com entrega de marmitas:

  • Divino Sabor
  • Marmitudo
  • Pratão da Casa
  • Tá no Pote

Confira também nossas sugestões de nomes para restaurantes delivery:

  • Rapidão Lanches
  • Restaurante Tá em Casa
  • Pizzaria Vapt Vupt

Obs.: Como os deliverys podem servir todo tipo de comida, você pode preferir escolher um nome adequado à sua culinária e simplesmente acrescentar a palavra “Delivery” ao fim do nome.

Conclusão: terminando o dia com um nome de restaurante criativo

Enfim, você já reuniu bastante informação e ideias para chegar a nomes de restaurante ou lanchonete criativo, realmente eficiente no sentido de atrair e fidelizar clientes. 

Mas, por hora, lembre-se de consultar no INPI a disponibilidade do nome que você escolheu, especialmente no caso de ter escolhido entre sugestões de nomes da nossa lista ou de qualquer outra na internet.

Nossa intenção, aqui, não foi entregar respostas prontas e perfeitas, mas inspirá-lo(a) e orientá-lo(a) para que você mesmo(a) crie o nome que melhor representa o seu negócio.

E, agora que você começará a pôr as mãos na massa ou partir para a próxima etapa, talvez se interesse também por alguns dos outros artigos do nosso blog.

Entre eles, você vai encontrar uma série de dicas para divulgação e para ampliar o alcance do seu restaurante através de um sistema de delivery.

Clique no botão abaixo para consultar os materiais que temos disponíveis para te ajudar!

QUERO MAIS AJUDA PRA MONTAR MEU NEGÓCIO


Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia do seu negócio!

Tag do Post :

Compartilhe :