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3 medidas fundamentais para reduzir o tempo de entrega no delivery

Em um mercado cada vez mais pautado pela experiência dos clientes, reduzir o tempo de entrega no delivery pode ser determinante para se destacar em meio à concorrência. Portanto, apresentamos agora as medidas fundamentais que você deve tomar para agilizar seu serviço e conquistar definitivamente o seu público.

Em um mercado cada vez mais pautado pela experiência dos clientes, reduzir o tempo de entrega no delivery pode ser determinante para se destacar em meio à concorrência.

Portanto, apresentamos agora as medidas fundamentais que você deve tomar para agilizar seu serviço e conquistar definitivamente o seu público.

Para isso, reunimos as melhores dicas e estratégias com eficiência comprovada pela prática e as organizamos em relação a cada uma das etapas do pedido. Assim, demonstramos como aproximar a experiência dos clientes das expectativas deles desde o processo da escolha até o recebimento dos produtos.

Antes de começar, porém, vejamos com um pouco mais de atenção a importância de se diminuir o tempo de entrega do delivery.

Por que agilizar o delivery?

Conforme pesquisa da VR Benefícios, a quantidade de estabelecimentos do setor alimentício trabalhando com delivery passou de 49% a 81% durante a pandemia de coronavírus. 

E mais: descobriu-se que não há interesse por parte desses restaurantes em abandonar essa modalidade de atendimento.

Com o crescimento significativo do mercado de delivery, torna-se indispensável apresentar cada vez mais diferenciais para atrair a atenção do público. E é aí que entra a redução no tempo de entrega dos pedidos.

Talvez seja um senso comum dizer que vivemos em um mundo imediatista, mas há números demonstrando o impacto desse fato nas experiências de compras. 

Segundo pesquisas da Qualibest58% dos consumidores já deixaram de comprar de novo em algum restaurante devido a problemas na entrega.

Além disso, é preciso considerar que o Código de Defesa do Consumidor garante que um pedido pode ser cancelado caso esteja atrasado.

Então, para evitar a perda de clientes e até mesmo favorecer a sua fidelização, confira agora as nossas dicas de como agilizar o delivery!

Como reduzir o tempo de entrega do delivery?

A regra é muito simples: para reduzir o tempo de entrega no delivery, é preciso agilizar todas as etapas do pedido. E isso desde o processo de escolha do cliente até a entrega, passando pela etapa de preparação dos pratos.

A rigor, não existe um tempo máximo para a duração de todo esse processo, mas o ideal é que fique em torno de 40 minutos.

Em geral, é o que os clientes estão dispostos a esperar, e também a média mais praticada pelos restaurantes ao informar o tempo estimado de espera. 

Aliás, quanto à estimativa de tempo, sugerimos que você tome alguns cuidados. 

Basicamente, lembre-se que estimar um tempo muito grande pode desencorajar seus clientes, ao passo que uma estimativa baixa representa um risco de frustrá-los. 

Portanto, procure ser realista e, sobretudo, cumprir a estimativa apresentada!

Mas vejamos agora as principais estratégias para diminuir o tempo de entrega do delivery focando em cada uma das etapas do pedido.

1. Otimize o serviço de entrega

A melhor maneira de garantir agilidade na entrega dos pratos é ter motoboys contratados, atuando sob demanda e com rotas específicas para cada um.

Além disso, é essencial conhecer rotas alternativas dentro da sua área de entrega para os períodos de congestionamento ou qualquer outra eventualidade.

Aliás, a delimitação da área de entrega também é fundamental para garantir que as distâncias não aumentarão demais o seu tempo de chegada.

Outra maneira de otimizar essa etapa do serviço é trabalhar com agrupamento de entregas.

Isso significa sincronizar o máximo possível a preparação dos pedidos para uma única saída do entregador. 

Neste caso, é bom ficar atento para que os pedidos mais recentes não atrasem demais a entrega dos anteriores.

E aqui, para entregar vários pedidos em uma só viagem, mais uma vez é preciso conhecer bem a cidade, e assim calcular a melhor rota.

Ou seja: conhecer bem a cidade é indispensável para esta estratégia em diversos aspectos.

Também é bom estar atento às condições de tráfego, de preferência em tempo real. 

Atualmente, há vários aplicativos que fazem isso, como o Waze, por exemplo, que é gratuito e cujas informações são utilizadas inclusive pelo Google Maps.

2. Agilize o preparo dos pratos

Outra forma de diminuir o tempo de entrega do delivery é agilizando o processo de preparação dos pratos.

Para isso, é bom manter o estoque bem organizado e com indicações claras de onde localizar cada coisa.

Na cozinha, a organização também não pode deixar por menos, estabelecendo-se um padrão de produção. Além da organização geral dos ingredientes e acessórios como embalagens e talheres, é sempre bom manter acessíveis as fichas técnicas de cada prato.

Quem trabalha com embalagens montáveis, ainda, pode deixá-las pré-montadas conforme a frequência de sua utilização.

Igualmente, à medida que você conhece a quantidade de cada item que vende diariamente, pode se organizar a partir de uma previsão dos pedidos

Isso quer dizer que você já deixará mais encaminhada a preparação de alguns pratos, ou no mínimo acessíveis os ingredientes e acessórios que serão usados.

Em relação a esta estratégia, é fundamental contar com um time ágil e bem preparado

Portanto, não hesite em investir em treinamentos, lembrando-se sempre de que você está tratando com pessoas e que fatores como a motivação pesam sobre os resultados.

3. Facilite a realização do pedido

Tudo bem que os clientes tendem a ser mais tolerantes com demoras nesta etapa, uma vez que a agilidade na escolha do pedido depende mais deles próprios que dos restaurantes. 

Ainda assim, seu sentido de urgência já está ativado, e facilitar o processo pode contar muitos pontos a seu favor.

Dessa forma, é interessante pensar em estratégias que agilizem e melhorem a experiência do cliente desde a escolha do restaurante até a escolha dos pratos. 

Para este último caso, por exemplo, sugerimos que você se preocupe em apresentar-lhe um cardápio atraente e bem organizado.

Outra questão é eliminar intermediários entre o cliente e a cozinha no momento em que o pedido é realizado. Ou seja, encontrar uma maneira de automatizar o recebimento de pedidos, direcionando-os diretamente à cozinha.

Assim, pedidos por telefone ou WhatsApp são menos eficientes. Primeiro, porque dependem de alguém disponível para recebê-los e, segundo, porque geram riscos de alguém esquecer ou trocar itens ao repassar para a cozinha. 

Considerando-se isso tudo, vale pesar, ainda, as diferenças entre o delivery direto e o delivery por marketplaces como o iFood, Rappi e Uber Eats, por exemplo. 

No marketplace, os clientes passam mais tempo escolhendo opções de cozinha, depois na busca pelo restaurante, e depois pelo prato específico. E isso quando esse processo todo não reinicia e se repete algumas vezes. 

Uma boa opção, aqui, seria tentar reter o máximo de clientes a partir de um programa de fidelidade, oferecendo descontos ou pratos de acompanhamento gratuitos. 

Mas isto, como você pode perceber, serve mais para manter essa alternativa atraente do que propriamente para agilizar o delivery.

Por outro lado, numa plataforma de delivery direto, o cliente já entra no site ou aplicativo próprio do restaurante e só precisa escolher o prato. 

Rápido, prático e direto!

Afinal, sem ficar espiando o restaurante vizinho, comparando opções e preços ou dispersando a atenção com o que quer que seja.

Conclusão: agilizando a entrega com site e aplicativo próprios 

Muito bem, agora você conhece em detalhes as principais estratégias para reduzir o tempo de entrega no delivery, só falta então colocá-las em prática.

Embora a maioria envolva custos, como a contratação de motoboys, treinamento de pessoal ou escolha da plataforma de delivery, o retorno certamente compensará seu investimento.

Afinal, eventualmente ele se refletirá em um aumento na fidelização de clientes, publicidade espontânea e, consequentemente, em mais pedidos.

Além disso, a opção pela plataforma de delivery próprio e direto, por exemplo, traz ainda muitas outras vantagens. 

Entre elas, podemos citar uma visibilidade maior na internet e melhor ranqueamento em mecanismos de buscas, como o Google — o maior buscador!

Portanto, vale conhecer em mais detalhes as vantagens desse sistema de delivery, e em especial os benefícios oferecidos pela plataforma Meu Delivery Online.

Se preferir, você pode agendar uma conversa sem compromisso com um de nossos consultores, clicando no botão abaixo: 

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