É cada vez menos possível falar em crescimento no segmento food sem um suporte digital e a utilização de um bom sistema para restaurante.
Nesse sentido, as transformações do setor não diferem em nada das que ocorrem na sociedade como um todo e especialmente nos meios comerciais e industriais.
Uma pesquisa da FGV Projetos junto à ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) mostra que apenas 18% das micro e pequenas empresas brasileiras operam exclusivamente no modelo analógico.
O uso de recursos tecnológicos em seu restaurante ou lanchonete não é apenas uma comodidade.
Ele ajuda a profissionalizar a gestão da empresa e a reduzir custos desnecessários, além de impactar diretamente na experiência dos clientes.
É justamente por isso que, atualmente, ele é essencial para fortalecer a sua marca e possibilitar um crescimento verdadeiro e substancial.
Assim, tornou-se uma das maiores tendências para bares e restaurantes em 2022, e certamente uma tendência que veio para ficar!
Portanto, conheça agora o que esperar de um bom sistema para restaurante e o que observar para garantir a melhor escolha!
4 dicas para escolher o melhor sistema para restaurante
Um bom sistema para restaurante torna todas as operações mais dinâmicas, sendo a ferramenta ideal para organizar e padronizar os processos do seu restaurante.
Uma vez que otimiza as operações, ele garante maior agilidade e qualidade dos serviços, reduzindo erros e aumentando a taxa de retenção de clientes e também a de fidelização.
Dito isso, a primeira coisa a se observar antes de escolher um sistema de restaurante é a forma como ele registra e processa informações.
Independentemente das funcionalidades específicas que você procura, o importante é que o sistema ofereça boas maneiras de processar dados e medir seus resultados, especialmente financeiros.
Essa possibilidade de automatizar a produção de relatórios gerenciais desafoga o trabalho de gestão e melhora o controle financeiro e o fluxo de caixa.
Dessa forma, ajuda também na precificação dos produtos e taxas de entrega — no caso do delivery — tornando-se uma ferramenta capaz de aumentar o seu lucro!
A seguir, você confere outras características essenciais do melhor sistema para restaurante!
1. Conheça o que cada sistema oferece (e o que você precisa)
O sistema que você escolher deve estar adequado às necessidades e ao tamanho do seu estabelecimento.
Naturalmente, é bom se assegurar de que é um sistema capaz de acompanhar um eventual crescimento do seu negócio, caso ele ainda esteja apenas começando.
Mas a questão é que os sistemas disponíveis apresentam diferentes funcionalidades e focos de atuação, atendendo a diferentes tipos de empreendimentos.
Assim, um sistema de lanchonete terá demandas diferentes dos sistema de grandes franquias, ainda que muitas funcionalidades básicas sejam as mesmas.
Se você tem um delivery, por exemplo, precisa de recursos específicos que o(a) ajudem com a logística de entrega, e assim por diante.
Portanto, na medida em que conhece os diferentes sistemas no mercado, precisa se perguntar quais funcionalidades e custos melhor atendem às suas necessidades.
2. Procure a maior integração de funcionalidades e softwares
Uma das maiores vantagens dos sistemas para restaurantes é precisamente sua capacidade de centralizar informações e processos.
Dessa forma, procure um sistema capaz de integrar as mais diversas funcionalidades, processando tanto suas planilhas de ganhos quanto o cadastro de clientes.
E ainda, se você já utiliza algum software como o ERP, pode ampliar suas funcionalidades com um sistema que integre também esse tipo de softwares!
Outra questão é procurar um sistema que contemple os diferentes tipos de operação que o seu restaurante possa oferecer.
Assim, verifique se ele processa informações diferentes como vendas feitas na loja, no delivery e no take away.
Também pode ser interessante a possibilidade de centralizar diferentes canais de atendimento, como o WhatsApp e um aplicativo próprio de delivery.
E talvez um dos aspectos mais importantes em termos de segurança é poder manter todas as suas informações salvas na nuvem, não em aparelhos pessoais.
Nesse sentido, vale só verificar se as atualizações de informações acontecem em tempo real, ficando disponíveis para você assim que você as lança no sistema.
3. Confira a usabilidade do sistema e a assistência técnica
Seja um sistema para lanchonete ou para uma grande rede de restaurantes, é indispensável que ele tenha uma interface intuitiva e fácil de usar.
E isso além de oferecer uma boa orientação inicial na forma de treinamentos ou vídeos explicativos.
Inclusive, em muitos casos você pode pedir uma demonstração de como o sistema funciona antes mesmo de optar por ele.
Há inúmeros modelos tão simples e intuitivos quanto a maioria dos aplicativos e plataformas de redes sociais que operamos sem nunca ter precisado aprender como.
Mas também é essencial garantir que terá assistência técnica disponível no momento em que precisar.
Afinal, se tiver qualquer dificuldade operacional ou técnica, é bom que possa contar com uma resposta imediata, e não condicionada aos horários do fornecedor.
Caso opte por empresas sediadas em outros municípios, verifique como funciona esse serviço de suporte.
4. Informe-se quanto à credibilidade e atualidade do sistema
Antes de dar sua palavra final, faça uma pesquisa quanto à credibilidade do sistema que estará contratando.
Uma olhada no Google pode bastar, mas você também pode consultar sites como o Reclame Aqui, onde é possível conferir a experiência de outros usuários.
Aliás, ouvir outros clientes é a maneira mais segura de conhecer um sistema na prática antes de comprá-lo.
Outra questão importante para observar é a atualidade do sistema, para não acabar investindo em algo obsoleto ou que se tornará em breve.
Nesse sentido, verifique se o fornecedor costuma atualizar o sistema e se procura acompanhar as transformações tecnológicas.
Conclusão: desfrute as vantagens de um bom sistema para restaurante
Seguindo essas dicas, você pode escolher um sistema para restaurante que realmente lhe trará benefícios para além de agilizar seus processos.
Com uma análise cuidadosa do mercado, você ainda pode encontrar sistemas com funcionalidades que sequer sabia que poderiam estar incluídas.
Por exemplo, imagine um sistema que inclua estratégias de marketing para atrair clientes e aumentar vendas, além de destacar seu negócio em mecanismos de busca!
Pois saiba que isso é possível!
Quer conhecer o melhor sistema para restaurante e todas as suas funcionalidades incríveis?
Então, conheça o Meu Delivery Online!
Hey! Você gostou deste conteúdo? Então compartilhe com seus amigos. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade que melhoram o dia a dia do seu negócio!